Um novo projeto de lei protocolado pelo Deputado do Partido Democrata Sam Liccardo, apelidado de MEME Act, quer proibir que presidentes dos EUA lancem suas próprias memecoins, a exemplo da $TRUMP, lançada por Donald Trump dois dias antes de ele assumir seu mandato.
De acordo com apuração do Livecoins, o congressista da oposição utilizou até uma frase similar a de Trump para lançar sua campanha.
O Modern Emoluments and Malfeasance Enforcement (MEME) Act quer assim lutar contra a exploração de investidores, por agentes federais que o deputado chamam de corruptos.
“Vamos tornar a corrupção criminosa novamente“, declarou Liccardo, ex-promotor criminal federal e da Califórnia. “Nossos cargos públicos pertencem ao público, não aos detentores dos cargos, e os funcionários não devem alavancar sua autoridade política para ganho financeiro.”
“Nem políticos e nem familiares devem lançar produtos financeiros ou criptomoedas ligados a sua imagem”, diz projeto de lei
Ao apresentar o projeto de lei que quer banir a criação de memecoins por políticos dos EUA, o deputado Liccardo declarou que alguns poucos insiders lucraram muito com a chegada da $TRUMP. Contudo, o seu preço já caiu 80% desde a máxima, disse o congressista, mostrando uma grande especulação de mercado.
Além de Trump, sua esposa Melania também lançou uma memecoin que durou menos tempo ainda em alta. Outro projeto ligado ao atual presidente dos EUA é o World of Liberty, um DeFi lançado ainda durante sua campanha e que contou com o apoio de seus filhos de forma pública.
Mas o deputado democrata quer proibir que presidentes, filhos e parentes lancem projetos no futuro, indicando que nem membros diretos de políticos do alto escalão poderão se envolver com o mercado de criptomoedas.
“O MEME Act proíbe o Presidente, Vice-Presidente, Membros do Congresso, altos funcionários do Poder Executivo e seus cônjuges e filhos dependentes de emitir, patrocinar ou endossar um título, futuro, commodity ou ativo digital. Após a emissão do ativo, a proposta impediria que funcionários federais se envolvessem na promoção ou outra conduta que provavelmente os beneficiaria financeiramente. A legislação sujeita os infratores a penalidades criminais e civis e proíbe esforços para lucrar ainda mais com um ativo emitido antes da promulgação do projeto de lei“, diz a apresentação.
Memecoin de Donald Trump cai ao menor nível do último mês com novo projeto de lei democrata
Com o novo projeto de lei iniciando sua tramitação no Congresso dos EUA, o preço da memecoin de Donald Trump despencou ao seu menor nível do último mês, caindo para apenas US$ 12,44.
Desde a máxima histórica em 75 dólares por $TRUMP, o preço já derreteu 83%, mostram dados apurados pela reportagem.
O deputado ainda cita alguns empresários do mercado de criptomoedas que criticaram o lançamento de uma memecoin por Donald Trump, indicando que nem o próprio setor gostou de ver o lançamento.
Deputado compara colapso das memecoins da Argentina e República Centro-Africana
Outros presidentes que endossaram memecoins após Donald Trump foram os atuais mandatários da Argentina e da República Centro-Africana. Assim como a $TRUMP, as outras duas memecoins também floparam em questão de horas e arrasaram os seus investidores.
“É chocante que tenhamos que olhar para o sistema de justiça criminal da Argentina como um exemplo de como um promotor independente deve tratar um caso de corrupção pública flagrante como esse“, disse Liccardo. “Não podemos ter um sistema em que cidadãos estrangeiros, lobistas e os extremamente ricos podem comprar anonimamente ativos financeiros para obter favores políticos.”
O deputado autor do projeto atualmente participa de um subcomitê de criptomoedas no legislativo.