Michael Burry, representado pelo ator Christian Bale, em filme "A Grande Aposta"/Reprodução
Conhecido principalmente pelo filme “A Grande Aposta”, que retrata os bastidores da crise financeira de 2008, Michael Burry voltou a atacar em 2021. Em relatório enviado à SEC na segunda-feira (17), o renomado investidor agora aposta contra ações da Tesla, empresa comandada por Elon Musk.
De fato, a Tesla é uma empresa que tem chamado atenção do mundo pela produção de veículos elétricos. Ao se tornar uma das maiores empresas em valor de mercado, ocupando até a posição de maior montadora de veículos, a companhia obteve destaque ao ser a primeira do setor a comprar Bitcoin como reserva de valor.
Contudo, nem todos os investidores do mercado financeiro se sentem confortáveis com os números da empresa. Como é listada em bolsa de valores, a Tesla deve divulgar relatórios financeiros trimestralmente.
Interpretado pelo ator Christian Bale no filme “A Grande Aposta”, Michael Burry se tornou uma lenda após a crise de 2008. Na época, ele teria identificado que o sistema financeiro dos Estados Unidos, principalmente no setor imobiliário, atravessava uma bolha, apostando contra o sistema.
Apesar do filme retratar este episódio, que abalou os mercados mundiais, Burry continua na ativa em seus investimentos. Hoje, ele é gestor do fundo de hedge Scion Asset Management, onde continua a realizar investimentos polêmicos.
A mais nova posição do grande investidor foi apresentada na última segunda, com o fundo de Burry vendendo opções de ações da Tesla. Essa posição chamou atenção, com Burry alocando 40% do fundo contra a montadora comandada por Elon Musk.
O valor total da aposta contra a Tesla, conforme documento apresentado à SEC, foi de US$ 534 milhões. A venda milionária evidencia que Burry está acreditando em um eventual colapso nas ações da montadora.
A Tesla foi a primeira montadora do mundo a comprar Bitcoin e a aceitar a moeda como meio de pagamento. Nos últimos dias, contudo, Elon Musk afirmou que a Tesla não irá mais aceitar a moeda em troca de seus veículos, deixando aberta a possibilidade de vender seus bitcoins.
Outra aposta que chamou atenção na última segunda, feita também pelo fundo de investimentos de Michael Burry, foi a compra de derivativos que acreditam na alta da inflação dos Estados Unidos.
Isso porque, como o país emitiu muito dinheiro no último ano, com mais dinheiro no mercado, aliado a um déficit fiscal, Burry acredita que a inflação vai disparar.
Apesar de ser contra a Tesla e favorável a alta da inflação, Burry não é investe em Bitcoin. Em março de 2021 ele chamou a criptomoeda de uma bolha especulativa, alertando investidores para os perigos da moeda digital, em sua visão.
Comentários