A Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, decidiu abandonar seu projeto de metaverso, conhecido como Industrial Metaverse. De acordo com fontes internas, a empresa optou por encerrar o projeto visando se concentrar em iniciativas de curto prazo que possam gerar uma receita significativa mais rapidamente.
Apesar do hype em torno do metaverso ser ainda muito evidente, a Microsoft parece ter decidido que não é o momento ideal para investir na tecnologia. O metaverso é uma espécie de mundo virtual, onde os usuários podem criar avatares e participar de experiências imersivas em um ambiente virtual.
A equipe da Microsoft Metaverse também está sendo demitida, o que indica que a empresa não tem planos de retomar o projeto tão cedo. Além disso, a decisão de descartar o metaverso pode ser uma indicação de que a Microsoft está buscando investir em projetos mais seguros, como Inteligência Artificial.
Embora a decisão da Microsoft possa ser uma má notícia para os fãs do metaverso, a empresa ainda é líder em outras áreas da tecnologia e pode continuar a investir em novas iniciativas no futuro.
Ainda é cedo para dizer com certeza, mas a decisão da Microsoft pode ser um indicativo de que o metaverso ainda não está pronto para ser uma realidade comercial e pode precisar de mais tempo para evoluir.
Microsoft demite equipe de Metaverso
A Microsoft, que havia seguido o exemplo de empresas como Facebook e Meta ao investir no metaverso, mudou de direção e anunciou a demissão de 10.000 empregos globalmente, colocando seus planos de metaverso na geladeira.
A gigante de tecnologia demitiu cerca de 100 funcionários da sua equipe de metaverso industrial, que tinha como objetivo construir interfaces para sistemas de controle operacional em ambientes industriais, como usinas elétricas, robótica e redes de transporte.
A equipe, chamada de ‘Industrial Metaverse Core’, foi criada há apenas quatro meses.O fim da equipe de metaverso industrial da Microsoft é a mais recente entre as várias empresas de tecnologia que realizaram demissões em massa, incluindo Google, Amazon, Salesforce e Meta.
Fim do Metaverso?
Em 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, falou sobre como o metaverso seria transformador. “O metaverso não está apenas transformando como vemos o mundo, mas está mudando como todos nós participamos ativamente dele e estamos ansiosos para ver o que vocês irão criar e como reunirão as pessoas com essa tecnologia”, disse Nadella em um dos eventos da Microsoft.
Ele também anunciou os planos da Microsoft para o metaverso, “À medida que o mundo digital e físico se unem, estamos criando uma nova camada de plataforma, que é o metaverso. Estamos reunindo pessoas, lugares e coisas com o mundo digital tanto no espaço do consumidor quanto na empresa”.
A empresa também anunciou o Microsoft Mesh, uma divisão responsável por se concentrar em AR, VR e realidade mista. A Microsoft afirmou que com o Mesh, aspira construir uma plataforma que ofereça a maior oportunidade a todos os envolvidos, incluindo criadores, parceiros e clientes.
A Microsoft, portanto, pode continuar explorando o setor, mas o Metaverso não será uma prioridade e não terá grandes investimentos.