As autoridades mundiais ainda não sabem como lidar com a crescente mineração de Bitcoin, que chegou até uma grande empresa ferroviária da Ucrânia, causando prejuízo ao governo. Na empresa Ukrzaliznytsia, uma fazenda de mineração foi flagrada e fechada pelas autoridades.
Mineração de Bitcoin na Ucrânia utilizava rede elétrica de empresa ferroviária
A empresa Ukrzaliznytsia é considerada uma das maiores do ramo ferroviário mundial. Com uma enorme extensão, é considerada um monopólio estatal na Ucrânia, controlando a maior parte da malha ferroviária do país.
De acordo com nota do governo ucraniano, a mineração foi descoberta por um diretor dessa empresa. Com seguranças da Ukrzaliznytsia e policiais da cidade de Lviv, a fazenda foi fechada. De fato, a fazenda de mineração teria sido descoberta e denunciada pelo diretor da companhia ferroviária, Oleg Nazaruk.
Durante a inspeção das instalações onde a fazenda estava localizada, foram identificados mais de 100 equipamentos de informática que estavam gerando bitcoins. O equipamento acima mencionado foi conectado à Ukrzaliznytsia. A quantidade estimada de perdas desde o início do ano é de 1 milhão de UAH (R$ 170 mil).
Em nota, o governo da Ucrânia lembrou ainda que, portar ou minerar criptomoedas no país é um crime. Ou seja, os funcionários da Ukrzaliznytsia poderão pegar muitos anos de cadeia. A lei que restringe a criação e porte de moedas digitais, como o Bitcoin, foi criada pelo Banco Central do país.
Equipamentos de mineração foram recolhidos pelas autoridades
Os equipamentos utilizados pelos funcionários da empresa foram recolhidos pela polícia. As mais de 100 máquinas de mineração de Bitcoin foram enviados para o Departamento de Polícia de Ternopil, na região de Oblast.
No país, mesmo com duras leis contra a mineração de Bitcoin, a população corre seus riscos. Essa não é a primeira fazenda a ser desmantelada pelas autoridades que utilizava energia nacional para mineração.
Em uma planta de energia nuclear, ainda em agosto de 2019, foi descoberta uma operação de mineração de Bitcoin. Segundo informações do RT, o nível do funcionário que conduziu essa operação era alto, ou seja, mesmo em cargos altos de grandes empresas há quem arrisque gerar criptomoedas.
Chama atenção para o fato que o governo da Ucrânia ainda enxerga as criptomoedas, perante sua lei, como sendo ilegais. Entretanto, no fim de setembro de 2019, avisou que estaria planejando legalizar o Bitcoin no país. Na época a comunidade mundial reagiu bem ao noticiário, mesmo entendendo que o objetivo do país no fim é apenas arrecadar mais impostos.
A mineração de Bitcoin descoberta na ferroviária da Ucrânia entra para a história de mais um prejuízo causado em empresas públicas. Na Sibéria, que assim como a Ucrânia fez parte da antiga URSS, a mineração de Bitcoin tem sido incentivada em antigas instalações.