O governo chinês está controlando o consumo de energia no país durante a crise do novo coronavírus, e um gasto de um local chamou atenção das autoridades. Ao investigar um possível cemitério em uma província da China, uma instalação de mineração de Bitcoin subterrânea foi encontrada e desmantelada.
De fato, a mineração de Bitcoin não é uma atividade proibida na China, mas tem sido vista com maus olhos em 2020. Atravessando problemas para manter a energia para sua população, a maior do mundo, alguns locais têm combatido a mineração de criptomoedas.
O consumo de energia de uma instalação que minera Bitcoin é relativamente alto, mesmo com o custo na China sendo baixo. Recentemente, outra operação de mineração foi desmantelada no país, contudo, dentre de um canil.
Mineração de Bitcoin em cemitério chama atenção das autoridades da China
A mineração de Bitcoin é uma das principais necessidades do Bitcoin para que a rede mantenha seu funcionamento normal. Isso porque, apenas com a mineração, é que transações são validadas na rede e a segurança é mantida.
Entretanto, a mineração é uma atividade especializada hoje, uma vez que depende de baixos custos com energia e placas gráficas específicas. Um dos melhores países para se minerar é a China, que possuí baixo custo com energia, clima relativamente favorável e fácil acesso às placas de mineração.
Uma instalação inusitada de mineração, contudo, chamou atenção das autoridades chinesas. Buscando minar locais de mineração, uma investigação levou a polícia até um suposto cemitério, com algumas “covas”, mas que estariam tendo um alto consumo de energia.
Ao revirar nas covas, os policiais foram surpreendidos com equipamentos de ar condicionado e passagens secretas. Ao entrar nos fúnebres bunkers, uma instalação de mineração de Bitcoin foi encontrada no suposto cemitério da China.
A operação foi desmantelada pela polícia, que registrou toda a operação em vídeo. De acordo com o BJNews, o caso está sendo investigado pela polícia de Daqing após o encerramento das atividades de mineração em 26 de maio.
Para fugir da perseguição das autoridades chinesas, mineradores estão inovando em criar fazendas de mineração
Ainda que não seja uma atividade ilegal, os mineradores estão tendo que atravessar o momento de pandemia como podem. Para evitar serem encerrados, inovam em locais de mineração de Bitcoin.
Recentemente, outro caso chamou atenção na China foi de um canil que estava com um consumo de energia além do necessário. Ao chegar no local, e se deparar com grades para cachorros, a polícia chegou até uma instalação para minerar Bitcoin.
No local, foram apreendidos pelo menos 54 equipamentos de mineração, segundo o site chinês GMW. Ou seja, para minerar Bitcoin na China, os mineradores estão buscando lugares novos para continuar suas atividades, contudo, a polícia a autoridades seguem no encalço.
Recentemente, a região de Sichuan, na China, que é responsável pela mineração de grande parte dos Bitcoins passou a ser mirada pelo governo local. Caso as operações fossem encerradas, o Bitcoin poderia perder até 10% de sua taxa de hashs, algo que preocupa os fãs da moeda digital. Desde o início da quarentena, os mineradores de Sichuan têm sofrido, porém, mantido o funcionamento na medida do possível.