Um minerador solo foi o responsável pelo bloco de Bitcoin número 818.588, minerado na tarde do último domingo (26). Como recompensa, ele recebeu 6,74 bitcoins, cerca de 1,23 milhão em conversão direta.
Antes dele, outro minerador solo havia recebido uma recompensa parecida no final de outubro. Em 2023, apenas 12 blocos foram minerados por esses mineradores que preferem contar com a sorte do que ter ganhos estáveis.
Por dia, são minerados cerca de 144 blocos de Bitcoin, elevando o número para mais de 52.000 blocos por ano. A indústria é dominada por grandes mineradoras, muitas delas listadas em bolsas americanas e canadenses.
Minerador solo de Bitcoin vence indústria bilionária e leva prêmio de R$ 1,23 milhão
Segundo Dr. Con Kolivas, responsável pela pool que permite que mineradores trabalhem individualmente, o minerador em questão era grande, mas tinha poucas chances de encontrar um bloco sozinho. O esforço, no entanto, valeu a pena.
“Presumo que este minerador de tamanho considerável pensou em arriscar minerar sozinho com uma chance de 1 para 5 de encontrar um bloco sozinho antes do halving, em vez de depender da renda constante da mineração regular em pool.”
Seguindo, Kolivas revela que o equipamento usado tinha apenas 200 TH/s. No entanto, destaca que a operação do minerador era maior, chegando a 2 PH/s. Questionado sobre o valor para montar uma fazenda com esse poder computacional, ele revelou que o valor mínimo é de 30 mil dólares (R$ 147.000).
“Parabéns ao minerador 15VYcd…Q2XMJW com 2PH por resolver o 279º bloco solo na CKPool! Um minerador desse tamanho resolveria um bloco, em média, apenas uma vez a cada 5 anos.”
Congratulations to miner 15VYcdhWXB2tpKmFHKT9DcGLWDQJQ2XMJW with 2PH for solving the 279th solo block at https://t.co/UWgBvLkDqc!
A miner of this size would solve a block on average only once every 5 years. https://t.co/KHcAVn8rM9 pic.twitter.com/0Cwm9f3Znb— Dr. Con Kolivas (@ckpooldev) November 26, 2023
Hash rate do Bitcoin segue crescendo mesmo com halving no radar
Dados do YCharts revelam que o hash rate do Bitcoin chegou a 546 milhões de TH/s na última semana, quebrando mais um recorde para a rede. O motivo pode estar relacionado a expansão das grandes mineradoras conforme o preço do BTC as deixa com uma melhor margem de lucros.
No entanto, as mineradoras podem estar aproveitando os últimos meses antes de suas receitas caírem. Afinal, em meados de abril a rede passará pelo halving, que diminuirá a recompensa de 6,25 BTC para apenas 3,125 BTC por bloco.
De qualquer forma, mineradores solos continuarão desafiando essas empresas bilionárias e, com um pouco de sorte, continuarão levando prêmios gigantes para casa.