O ano de 2018 está sendo difícil em relação aos preços das criptomoedas, em contra partida, os mineradores de ativos digitais continuam suas atividades para garantir a segurança da rede.
Após alcançar um preço próximo a US $ 20 mil em Dezembro de 2017, o Bitcoin e demais criptomoedas perderam cerca de 60% de valor de mercado em 2018, o que é visto como uma correção de preços no ativo após a maior alta.
Algumas criptomoedas dependem dos mineradores executando a Prova de Trabalho (POW) para garantir a segurança da rede, e como essa atividade envolve gastos com energia elétrica, a derrocada nos preços fez com que a atividade ficasse menos rentável.
Entretanto, na contramão das pessoas que pensaram que a Mineração POW iria sofrer com a queda nos preços, o setor está em crescimento com investidores otimistas e migrando para regiões onde a energia é mais barata.
Um dos indicadores que mostram o crescimento do setor é o HASHRATE do Bitcoin, que aumentou mesmo com a queda nos preços do ano de 2018.
Outro ponto é que com a queda na procura pelas placas de vídeo para computadores, muitas ficaram mais baratas e vários mineradores estão aproveitando para comprar.
Como a sobrevivência do mais forte pauta também esses mercados, nem tudo é positivo e vários mineradores abandonaram a atividade, isso permitiu que as POOLS de mineração mais eficientes e estruturas que continham mais rentabilidade pudessem expandir suas operações.
Vários mineradores também migraram para cidades e países que favorecem mais a atividade, em relação ao clima, preço da energia e legislação, visto que essa atividade em muitos locais passou a enfrentar resistência de governos e também das comunidades que possuem o medo de pagar mais na tarifa energética.
Além de buscar incentivos externos, algumas empresas também investem na sua própria infraestrutura para garantir que a energia não falte e que fique mais barata, os investimentos na produção da própria energia são crescentes no setor.
No Canadá, a DMG Blockchain Solutions Inc. também já anunciou que irá criar uma das maiores operações de mineração de criptomoedas da América do Norte.
Com isso, o mercado de mineração acompanha o desenvolvimento das criptomoedas e garante a sua parte no consenso e segurança das redes.