A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está sob ataque 51%. Um grupo de mineradores e baleias autodenominado voluntarism.dev assumiu o ataque dizendo que podem financiar a ofensiva por anos.
“Somos um grupo de mineradores e baleias da velha guarda.
Podemos fazer isso por anos.
da próxima vez que você fizer hardfork: use seu próprio bloco gênesis, seu próprio algoritmo e construa sua própria comunidade.
O Bitcoin Cash está protegido.”
A moeda resultado do harfork fica com 8% das recompensas de mineração, ou seja, 8% dos lucros vão para os desenvolvedores da moeda. A oposição sobre esta questão motivou o ataque.
A regra da BCHA faz com que 8% sejam repassados. No entanto, o grupo voluntarism.dev está deixando os blocos de mineradores órfãos (não enviando nada). O grupo se recusa a aceitar na rede mineradores que continuem minerando a moeda.
“Se o BCHA quer retirar 8% do lucro dos mineradores, por que não retirar tudo de uma vez”?
Com o ataque em andamento, e sem nenhum lucro na mineração, os mineradores seriam forçados a parar de minerar a BCHA, ou falir.
O co-fundador da Ethereum Vitalik Buterin, comentou sobre o ataque dizendo que o único propósito do grupo é destruir a moeda (geralmente esse tipo de ataque visa roubar fundos).
“A poll de mineração está realizando um ataque de 51% ao BCHA, aparentemente com o único propósito de destrui-lo. Será este o primeiro ataque verdadeiro a um ponto de spawn na cadeia PoW? “
Vários usuários aproveitaram a situação para pedir corretoras para remover a moeda. Mas os desenvolvedores do Bitcoin Cash ABC não parecem ter desistido do projeto. Poucas informações foram fornecidas sobre como eles pretendem proteger a rede nos próximos dias.
Proteger uma rede com pouco hashrate não é uma tarefa fácil, então as próximas horas serão cruciais – e emocionante para aqueles que observam o evento com um balde de pipoca na mão.
O grupo inclusive já comemorou o colapso da rede: