Ministério da Justiça no Brasil confirma apreensão de Bitcoin

Ministério confirmou que U$ 24 milhões de Bitcoin deverão vir para o Brasil, maior apreensão de criptomoedas da história do país.

Siga no
Ministério da Justiça - Palácio
Palácio da Justiça, Brasília; arq.- Oscar Niemeyer - Foto: Leonel Ponce/Flickr

O Ministério da Justiça e Segurança Pública no Brasil confirmou a apreensão de milhões de Bitcoin nos Estados Unidos. Essas moedas digitais estavam em uma corretora norte-americana, mas eram frutos de um golpe perpetuado no Brasil.

Conforme noticiado em primeira mão pelo Livecoins no Brasil, a Indeal sofreu um duro golpe na última semana. De acordo com uma nota pública, a justiça dos EUA e o FBI confirmaram a apreensão de Bitcoins do grupo.

Acusado de ter causado prejuízo bilionário no Brasil, a Indeal foi encerrada em 2019 pelas autoridades. De lá para cá, a justiça estava buscando encontrar fundos da empresa para ressarcir as vítimas.

Contudo, até então nada havia sido encontrado pela justiça no Brasil. Fica claro que o dinheiro dos investidores poderiam até estar espalhados pelo mundo.

Ministério da Justiça confirma apreensão de Bitcoin de pirâmide financeira que atuava no Brasil

Para quem conhece o caso, sabe que a Indeal era uma empresa que oferecia rendimentos fixos para investidores. A sustentação do esquema para captar clientes era que a empresa realizava supostos investimentos em Bitcoin.

Tais investimentos então dariam para os clientes da Indeal rendimentos de até 15% ao mês. No entanto, sem autorização para funcionar no Brasil, a empresa acabou sendo alvo de investigações no Brasil.

Ministério Público, Polícia e Receita Federal, todos se uniram e encerram o golpe com a Operação Egypto. Na época, os principais líderes foram presos e vários bens apreendidos, inclusive carros de luxo.

Nos últimos dias assim o Departamento de Justiça dos EUA  e o FBI apreendeu cerca de R$ 130 milhões de golpe brasileiro de Bitcoin. Como noticiado pelo Livecoins, em dólar a quantia é de U$ 24 milhões.

Na tarde da última sexta-feira então, o Ministério da Justiça e Segurança Pública no Brasil confirmou a apreensão. O MJ disse que os Bitcoins capturados do golpe ficarão nos EUA até que o trâmite para repatriar o recurso seja realizado.

Vale o destaque que essa pode ser considerada uma das maiores apreensões de Bitcoin que o Brasil já fez. A ação contou com apoio fundamental dos Estados Unidos e da corretora onde estavam depositados os recursos.

Clientes da Indeal voltam a ter esperança de receber investimentos após ano de desespero

Os clientes que acreditaram no suspeito modelo de negócios da Indeal seguiam desde maio de 2019 sem notícias animadores. De fato, após o fim do negócio, a situação era cada vez mais delicada para esses clientes.

Isso porque os líderes da Indeal, mesmo presos na Operação Egypto, se negaram a devolver valores. Ou seja, a justiça não encontrou muitos recursos do grupo para ressarcir as possíveis vítimas.

Fica claro que a justiça brasileira está buscando repatriar recursos no exterior. O Ministério da Justiça não informou, pelo menos em nota, quais países são alvos de busca relacionadas com a Indeal hoje.

No entanto, fica claro que mais Bitcoins poderão ser encontrados e até repatriados. Esse movimento das autoridades brasileiras pode até ajudar clientes de outros possíveis golpes com Bitcoin, como a Unick Forex e Atlas Quantum, por exemplo.

Com a milionária apreensão, os clientes da Indeal voltam a ter esperanças de um dia reaver seu patrimônio. Por fim, ainda não ficou claro quanto tempo isso pode demorar.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...
Imagem: Coin360

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...

Últimas notícias

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...

Adolescente tem o sonho de ser investidor de criptomoedas

Um adolescente que ainda cursa o ensino médio no Brasil tem o sonho de ser investidor de criptomoedas ou trabalhar em uma agência bancária. O...