Strategy

MSCI decide manter empresas de tesouraria de Bitcoin em seus índices, Stratey comemora

Share

A MSCI, uma das principais provedores de índices de mercado do mundo, anunciou nesta terça-feira (6) que decidiu manter empresas de tesouraria de Bitcoin e outras criptomoedas em seus índices.

A principal empresa interessada neste assunto seria a Strategy (NASDAQ: MSTR). Atualmente a empresa de Michael Saylor mantém 673.783 bitcoins em caixa, avaliados em US$ 61,6 bilhões/332,2 bilhões.

Em dezembro, a Strategy chegou a enviar uma carta para a MSCI para que ela e outras empresas não fossem excluídas.

A preocupação da MSCI é que algumas dessas empresas se assemelhem a fundos de investimento, que não são elegíveis para os índices. Já a empresa de Saylor apontou que eles oferecem “instrumentos de crédito digital lastreados em Bitcoin”.

Outra justificativa usada pela Strategy foi de que empresas de outros setores também mantém estoques em outras commodities, como ouro, petróleo e madeira. Portanto, argumentou que sua exclusão seria uma perseguição às criptomoedas.

MSCI opta por manter empresas de tesouraria de Bitcoin em seus índices, mas pode reavaliar decisão

O texto publicado pela MSCI deixa claro que a Strategy venceu uma batalha, mas não a guerra. Isso porque eles devem voltar a analisar o caso com mais atenção no futuro.

“A MSCI determinou, neste momento, não implementar a proposta de excluir empresas de tesouraria de ativos digitais (“DATCOs”) dos Índices MSCI Global Investable Market (“Índices MSCI”) como parte da Revisão de Índices de fevereiro de 2026.”

“No entanto, a MSCI pretende abrir uma consulta mais ampla sobre o tratamento de empresas não operacionais de forma geral”, continua o texto. “Essa revisão mais ampla tem como objetivo garantir consistência e alinhamento contínuo com os objetivos gerais dos Índices MSCI, que buscam medir o desempenho de empresas operacionais e excluir entidades cujas atividades principais sejam de natureza predominantemente voltada a investimentos.”

No caso da Strategy, a empresa é amplamente vista como um proxy de Bitcoin. Ou seja, servindo para investidores obterem exposição à criptomoeda quando não podem comprá-la diretamente.

Por outro lado, Saylor, como destacado anteriormente, argumenta que eles oferecem um produto semelhante aos que bancos e seguradoras ofertam.

O executivo comemorou a decisão da MSCI em suas redes sociais e agradeceu o apoio da comunidade.

“$MSTR permanecerá nos índices MSCI.”

“A MSCI confirmou que as Empresas de Tesouraria de Ativos Digitais permanecerão nos índices MSCI na revisão de fevereiro de 2026. Um forte resultado para a indexação neutra e para a realidade econômica. Obrigado aos nossos investidores e à comunidade do $BTC”, escreveu a Strategy.

Strategy e Michael Saylor comemoram permanência da empresa nos índices da MSCI. Fonte: X.

Negociadas na Nasdaq, as ações da Strategy operam em alta de 3,8% nesta quarta-feira (7).

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK