A Multichain, uma plataforma de criptomoedas focada em roteamento cross-chain, chocou o mercado na manhã desta sexta-feira (14), com um anúncio surpresa de que vai suspender suas atividades.
Segundo uma publicação feita no Twitter, a empresa disse que foi “pressionada” a encerrar suas operações devido à “falta de fundos e informações correspondentes”. Assim, a empresa colocou toda a culpa dos problemas em seu CEO, Zhaojun, e na polícia.
A Multichain argumentou que Zhaojun foi preso na China em 21 de maio e, como resultado, seus computadores, telefones, carteiras de criptomoedas e senhas, foram apreendidos.
“Desde o início do projeto, todos os fundos operacionais e investimentos dos investidores estão sob o controle de Zhaojun. Isso também significa que todos os fundos da equipe e acesso aos servidores estão com Zhaojun e a polícia.” disse a empresa.
A Multichain também afirmou que a irmã de Zhaojun os informou sobre uma medida de preservação de ativos e transferiu alguns fundos para endereços sob seu controle. No entanto, a família do CEO da Multichain posteriormente informou que a irmã de Zhaojun também havia sido presa pela polícia.
1. On May 21, 2023, Multichain CEO Zhaojun was taken away by the Chinese police from his home and has been out of contact with the global Multichain team ever since. The team contacted the MPC node operators and learned that their operational access keys to MPC node servers had…
— Multichain (Previously Anyswap) (@MultichainOrg) July 14, 2023
Multichain encerra atividades e pretende tirar site do ar
Seguindo o anúncio, a Multichain disse que está enfrentando problemas para manter suas operações devido ao acesso limitado aos servidores.
Com a suposta falta de recursos, a Multichain disse que foi forçada a encerrar suas operações, pedindo ao registrador de domínios GoDaddy para derrubar o site.
“A equipe Multichain não tem acesso à conta de domínio para redirecionar ou derrubar o frontend http://multichain.org. Ajude a ampliar e peça aos usuários que não usem mais o serviço Multichain. @GoDaddy pode ajudar a derrubar http://multichain.org?”
Vale lembrar que a Multichain foi hackeada duas vezes este ano, supostamente perdendo 600 milhões de dólares dos investidores.
Empresas de análise em blockckchan como a Chainalysis suspeitam que os hacks podem ter sido um trabalho interno, o que parece verdade, mas ainda não confirmado.
A Multichain também revelou que não divulgou a informação de que Zhaojun foi preso devido a leis locais. A princípio, disse que houve um incidente de força maior e depois disse que havia perdido contato com o CEO, mas não havia confirmado que ele foi detido.
Enquanto isso, o token nativo da Multichain, MULTI, despencou mais de 50% desde que a empresa revelou suas intenções de acabar com o projeto.
Nas redes sociais, usuários e clientes da Multichain se mostraram revoltados com a situação, com alguns dizendo que toda a equipe do projeto merece ser presa pela polícia.
Existem também rumores de que toda situação não passe de um grande golpe, com toda a história contada sendo uma mentira apenas para roubar o dinheiro dos investidores.
Seja como for, a Multichain já vinha enfrentando uma série de problemas técnicos, saindo do ar diversas vezes e tendo sua rede removida da Binance, a maior corretora do mundo.
Os problemas foram minando a reputação da empresa a afastando os usuários, o que pode ter motivado a empresa a arquitetar seu fim.