Plataforma de criptomoedas encerra atividades após CEO ser preso: “só ele tinha as senhas”

A Multichain disse que está enfrentando problemas para manter suas operações devido ao acesso limitado aos servidores.

A Multichain, uma plataforma de criptomoedas focada em roteamento cross-chain, chocou o mercado na manhã desta sexta-feira (14), com um anúncio surpresa de que vai suspender suas atividades.

Segundo uma publicação feita no Twitter, a empresa disse que foi “pressionada” a encerrar suas operações devido à “falta de fundos e informações correspondentes”. Assim, a empresa colocou toda a culpa dos problemas em seu CEO, Zhaojun, e na polícia.

A Multichain argumentou que Zhaojun foi preso na China em 21 de maio e, como resultado, seus computadores, telefones, carteiras de criptomoedas e senhas, foram apreendidos.

“Desde o início do projeto, todos os fundos operacionais e investimentos dos investidores estão sob o controle de Zhaojun. Isso também significa que todos os fundos da equipe e acesso aos servidores estão com Zhaojun e a polícia.” disse a empresa.

A Multichain também afirmou que a irmã de Zhaojun os informou sobre uma medida de preservação de ativos e transferiu alguns fundos para endereços sob seu controle. No entanto, a família do CEO da Multichain posteriormente informou que a irmã de Zhaojun também havia sido presa pela polícia.

Multichain encerra atividades e pretende tirar site do ar

Seguindo o anúncio, a Multichain disse que está enfrentando problemas para manter suas operações devido ao acesso limitado aos servidores.

Com a suposta falta de recursos, a Multichain disse que foi forçada a encerrar suas operações, pedindo ao registrador de domínios GoDaddy para derrubar o site.

“A equipe Multichain não tem acesso à conta de domínio para redirecionar ou derrubar o frontend http://multichain.org. Ajude a ampliar e peça aos usuários que não usem mais o serviço Multichain. @GoDaddy pode ajudar a derrubar http://multichain.org?”

Vale lembrar que a Multichain foi hackeada duas vezes este ano, supostamente perdendo 600 milhões de dólares dos investidores.

Empresas de análise em blockckchan como a Chainalysis suspeitam que os hacks podem ter sido um trabalho interno, o que parece verdade, mas ainda não confirmado.

A Multichain também revelou que não divulgou a informação de que Zhaojun foi preso devido a leis locais. A princípio, disse que houve um incidente de força maior e depois disse que havia perdido contato com o CEO, mas não havia confirmado que ele foi detido.

Enquanto isso, o token nativo da Multichain, MULTI, despencou mais de 50% desde que a empresa revelou suas intenções de acabar com o projeto.

Nas redes sociais, usuários e clientes da Multichain se mostraram revoltados com a situação, com alguns dizendo que toda a equipe do projeto merece ser presa pela polícia.

Existem também rumores de que toda situação não passe de um grande golpe, com toda a história contada sendo uma mentira apenas para roubar o dinheiro dos investidores.

Seja como for, a Multichain já vinha enfrentando uma série de problemas técnicos, saindo do ar diversas vezes e tendo sua rede removida da Binance, a maior corretora do mundo.

Os problemas foram minando a reputação da empresa a afastando os usuários, o que pode ter motivado a empresa a arquitetar seu fim.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias