Em sessão de perguntas com David Gibson, analista e consultor de investimentos, a Nintendo afirmou que tem interesse no setor de NFT e metaverso. Contudo, a empresa disse que ainda não sabe como tais ferramentas podem trazer alegrias aos jogadores.
Embora os tokens não fungíveis (NFT) consigam introduzir uma economia real dentro de um jogo, a atitude da Nintendo — empresa criadora de jogos clássicos como Super Mario e The Legend of Zelda — mostra que seu uso precisa fazer sentido.
Na contramão, a empresa Ubisoft antecipou-se ao tentar surfar esta onda e acabou ganhando uma chuva de dislikes após a introdução do Ubisoft Quartz.
Jogos tem o propósito de gerar diversão
Com a explosão do Axie Infinity, jogo P2E cujo token valorizou 11.300% em 2021, e com a mudança de nome do Facebook para Meta, muitos jogos NFT surgiram no mercado recentemente. Contudo, a maioria deles nem sequer pode ser chamada de jogo.
Explicando melhor, muitos desses jogos são quase um papel de parede onde o jogador não precisa fazer nada a não ser colocar dinheiro e ficar olhando para a tela. Portanto, eles mais se parecem com um esquema de pirâmide.
Dito isso, a postura da Nintendo é honrável. Afinal a empresa não está buscando aproveitar o hype do momento e sim entender como usar esta ferramenta para que seus jogadores se divirtam.
— Como vocês pensam sobre metaverso e NFT?
— Temos interesse nesta área, sentimos o potencial desta área, mas nos perguntamos que alegria podemos proporcionar nesta área e isso é difícil de definir agora.
No tweet seguinte, David Gibson esclarece que a resposta da Nintendo teve foco no metaverso e não em NFTs. Então é possível que a empresa não tenha interesse em jogos com tais tokens.
Meta em queda junto ao metaverso
Além da terrível queda de 99% de vários jogos NFT como CryptoCars e CryptoPlanes, até mesmo a Meta — empresa-mãe do Facebook — não está em seus melhores momentos.
Com resultados decepcionantes, o preço das ações da Meta ($FB) fecharam esta quinta-feira (3) com uma queda de -27% após o mercado abrir com um gap gigante.
Embora ainda esteja focada em redes sociais, vale lembrar que a empresa mudou seu nome para focar no metaverso. Isso se deve principalmente pelo desenvolvimento de hardwares de realidade virtual, bem como jogos para tal.
Por fim, voltando a Nintendo, esperamos que empresas e jogadores tenham este mesmo pensamento. Afinal o objetivo dos jogos é nos divertir e não ser um trabalho mais maçante e estressante do que os tradicionais.