Nobel de Economia diz que fim do Bitcoin está próximo

Nem mesmo a blockchain escapou das críticas do economista, que afirmou que a tecnologia que sustenta o Bitcoin, provou ser basicamente inútil.

Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia de 2008, disse em seu mais recente artigo de opinião postado no New York Times, que o Bitcoin e todo o mercado de criptomoedas, incluindo a tecnologia blockchain, estão próximos da extinção.

Krugman, que constantemente crítica a indústria de criptomoedas, argumenta que o termo “inverno cripto”, comumente usado pela mídia para descrever a queda atual das moedas digitais, é inadequado.

Segundo o economista, a situação atual pode ser comparada ao “Fimbulwinter”, um evento da mitologia nórdica que precede o fim do mundo.

Na história nórdica, o termo inglês “Fimbulwinter” se refere a um período de “três invernos sucessivos, sem nenhum intervalo de verão”, durante os quais a neve cai incessantemente, vinda de todas as direções, e uma série de inúmeras guerras assola a humanidade.

Para o Nobel de Economia, portanto, o inverno cripto atual é apenas o começo do que está por vir para o bitcoin e demais criptomoedas, com ele prevendo a total extinção dos ativos digitais nos próximos anos.

Muitas pessoas dizem que estamos passando por um “inverno cripto”. Mas isso pode subestimar o caso. Isso está se parecendo cada vez mais com Fimbulwinter – neste caso, não apenas criptomoedas, mas toda a ideia de organizar a vida econômica em torno da famosa “blockchain”. – escreve Krugman.

Blockchain

Nem mesmo a blockchain escapou das críticas do economista, que afirmou que a tecnologia que sustenta o Bitcoin, provou ser basicamente inútil.

Segundo ele, as pessoas não perceberam que muitas instituições começaram a abandonar a blockchain após tentar (e falhar) usá-la para resolver problemas da vida real.

O economista lembrou que a gigante marítima Maersk, abandonou recentemente seu projeto de blockchain corporativo que deveria melhorar o comércio global.

Ele também cita um artigo de Tim Bray, que trabalhava para a Amazon, que afirma que a empresa abandonou o desenvolvimento de uma blockchain própria por não ter encontrado utilidade para ela.

“Havia uma justificativa alternativa e mais modesta para o uso da tecnologia blockchain, embora não necessariamente para criptomoedas: ela deveria oferecer uma maneira mais segura e de baixo custo de rastrear transações e outras coisas em geral. Mas esse sonho parece estar morrendo também.”

Fim do mercado

Seguindo, o Nobel em Economia falou sobre uma das principais promessas das criptomoedas, o fato de elas não precisarem de terceiros como ponto central de confiança, o que significa que você não depende de terceiros para armazenar ou transferir ativos: um banco, uma pessoa ou qualquer intermediário que possa operar entre você e suas transações de criptomoeda.

No entanto, Krugman disse que os colapsos recentes do mercado mostraram que as instituições cripto “sucumbem mais facilmente à tentação” de roubar os ativos de seus clientes.

Ele usou como exemplo a FTX, terceira maior corretora de criptomoedas do mercado, que usava o patrimônio de seus clientes para financiar apostas de risco.

“A lógica original do Bitcoin era que ele acabaria com a necessidade de confiança – você não teria que se preocupar com bancos roubando seu dinheiro ou governos inflando seu valor. Na realidade, no entanto, os bancos raramente roubam os ativos de seus clientes, enquanto as empresas de criptomoedas sucumbem mais facilmente à tentação, e a inflação extrema que destrói o valor do dinheiro geralmente ocorre apenas em meio ao caos político.”

Por fim, ao compartilhar seu artigo no Twitter, Krugman disse esperar críticas dos fãs das criptomoedas, mas provocou os mesmos ao dizer que cada vez recebe menos criticas.

“Talvez o mercado já esteja acabando.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias