Assim como outros críticos do Bitcoin, o economista Nouriel Roubini voltou a aparecer após a recente queda da maior criptomoeda do mundo. Na ocasião, ele afirma que Nayib Bukele, presidente de El Salvador, deve sofrer um impeachment por estar quebrando a economia de seu país.
O curioso desta história é que Roubini nunca quis oferecer um prêmio “Nobel de Economia” para Bukele quando o Bitcoin estava subindo. Ou seja, está aproveitando momentos de correção para tentar lacrar.
Hater de carteirinha, Roubini afirmabva que o Bitcoin era uma bolha ainda quando o ativo estava sendo negociado entre 7 e 10 mil dólares, em 2018.
Impeachment de Nayib Bukele, presidente de El Salvador
Além de seu ódio contra o Bitcoin e outras criptomoedas, Roubini já conseguiu irritar grandes players da indústria como Changpeng Zhao, o CEO da Binance. Na época, em 2019, CZ perguntou quem era o idiota da história, alguém que estava construindo algo que acredita ou um cara que vai a conferências chamar o bitcoin de fraude.
Desta vez o alvo de Roubini foi Nayib Bukele, presidente de El Salvador. Sua fala aconteceu neste domingo (23) após o Bitcoin cair e as compras do país caribenho estarem com um prejuízo de 25%.
“O experimento de El Salvador com Bitcoin é um desastre absoluto: quem detinha o BTC perdeu 50%, o spread do país está no teto e a sua classificação de crédito está perto da falência. Deviam fazer um impeachment nesse palhaço [chamado] @nayibbukele, um presidente criminoso que está falindo o país!”
El Salvador's experiment with Bitcoin is an unmitigated disaster: whoever held BTC lost 50%, the country spread is thru the roof and the sovereign is near bankrupt. They should impeach that buffoon @nayibbukele, a criminal president who is bankrupting the country!
— Nouriel Roubini (@Nouriel) January 23, 2022
Quanto a classificação de risco, Roubini está se referindo ao rebaixamento da nota de El Salvador pela agência Moody’s na terça-feira passada (18). Em relação a isso, Bukele afirmou que El Salvador não dá a mínima.
Não é só o Bitcoin que cai, Roubini
Embora as ligeiras quedas do Bitcoin possam assustar os mais novatos, é válido notar que todas moedas fiduciárias sofrem desvalorização.
Como exemplo, nosso real perdeu 71% de seu valor em relação ao dólar nos últimos dez anos, sendo 41% nos últimos quatro. Sem esperança de retorno. Já a lira turca caiu 33% em apenas sete dias, não muito distante do atual cenário do Bitcoin.
Todavia, Nouriel Roubini não parece interessado nas políticas monetárias destes países. Afinal, seu único proposito é odiar o Bitcoin, e outras criptomoedas, de forma cega.
Já o dólar, embora seja referência por ser a moeda mais utilizada no mundo como unidade de conta, está com a inflação mais alta dos últimos 40 anos. Como você pode imaginar, Roubini não foi ao Twitter pedir o impeachment de Biden.