Nova teoria sugere que Jack Dorsey, fundador do Twitter, seja Satoshi Nakamoto

Escrita por Seán Murray, a teoria contém 15 capítulos apontando ligações entre Jack Dorsey e Satoshi Nakamoto. Nas redes sociais, o escritor fez um compilado apontando os principais motivos que o levaram a acreditar que essas duas pessoas sejam, na verdade, uma só.

Uma nova teoria circulando nas redes sociais aponta mais de 50 curiosidades e coincidências que indicam que Jack Dorsey, fundador do Twitter, seja Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.

Conforme sua identidade nunca foi revelada, periodicamente surgem novas teorias como essa. Como exemplo, recentemente um documentário da HBO apontou que o desenvolvedor Peter Todd seria o nome por trás do Bitcoin.

Antes disso, no início de 2024, uma teoria usou alfabetos japoneses para mostrar que o nome Satoshi Nakamoto seria uma maneira de esconder o nome Hal Finney. Além desses estão candidatos como Len Sassaman, Adam Back, Paul Le Roux, Nick Szabo e outros.

Jack Dorsey criou o Bitcoin?

Escrita por Seán Murray, a teoria contém 15 capítulos apontando ligações entre Jack Dorsey e Satoshi Nakamoto. Nas redes sociais, o escritor fez um compilado apontando os principais motivos que o levaram a acreditar que essas duas pessoas sejam, na verdade, uma só.

Além de pontos simples, como o bacharelado de Dorsey em matemática e sua especialização em diversas linguagens de programação, o texto também aponta pontos curiosos envolvendo o código-fonte do Bitcoin e tuítes do programador.

  • Um dos ~1.300 cypherpunks confirmados em 1996 (seu e-mail da UMR);
  • Fotografado usando uma camiseta de Adam Back no anuário da UMR;
  • Bacharel em Ciência da Computação e Matemática, com interesse em criptografia;
  • Conhecido por usar OpenBSD, Windows, Mac e Linux;
  • Confirmado como programador em C, Python, Java, Perl, PHP, OCaml, JoCaml, Lisp, ObjC e mais;
  • Ainda estava na lista de e-mails dos cypherpunks em 2000, com seu e-mail dnet.com;
  • Autor de um manifesto em 2001 sobre “deixar uma marca sem deixar rastros”;
  • Publicou um post no blog brincando que estava criando uma rede para traficantes de drogas;
  • Em 2003, escreveu em sua biografia que era interessado em criptografia, pseudônimos e hacks às 4h da manhã;
  • Todos os documentos do código-fonte original do Bitcoin foram criados exatamente às 4h da manhã, assim como mencionado na biografia de Jack;
  • Em 2003, declarou que estava se tornando independente do dólar americano e criando uma rede de trocas;
  • Em 10/01/09, Satoshi acidentalmente entrou no IRC usando um IP real, revelando que estava na Califórnia (onde Jack estava).

“Jack, que era velejador, tuitou em 17/08/08: “Ao redor do cabo e de volta para casa, pois esse é o jeito do marinheiro” (Around the horn and home again, for that’s the sailor’s way). O domínio Bitcoin.org foi registrado no dia seguinte.”

“O código-fonte original do Bitcoin incluía um antigo ditado náutico: “Nunca vá ao mar com dois cronômetros; leve um ou três” (Never go to sea with two chronometers; take one or three)”, continua o texto, notando que, entre setembro de 2007 a janeiro de 2009, Dorsey dizia em seu perfil do Twitter que ele era um velejador.

Código-fonte original do Bitcoin mostra ditado náutico deixado por Satoshi Nakamoto, notando que o sistema se baseava em três pontos. Fonte: Github.
Código-fonte original do Bitcoin mostra ditado náutico deixado por Satoshi Nakamoto, notando que o sistema se baseava em três pontos. Fonte: Github.

Na sequência, Seán aponta para diversas coincidências envolvendo datas importantes da vida pessoal de Dorsey e transações de Bitcoin.

  • A primeira transação de Bitcoin ocorreu no aniversário da mãe de Jack (11/01/09)
  • Satoshi entrou no fórum do Bitcoin no aniversário de Jack (19/11)
  • O último bloco minerado por Satoshi foi no aniversário do pai de Jack (03/05/10)

Ainda sobre as datas, o autor nota que o aniversário de Satoshi é comemorado no dia 5 de abril, mesmo dia da morte do cantor Kurt Cobain.

Dorsey é conhecido por ser um fã do vocalista do Nirvana, tanto que é frequentemente visto usando uma camisa da banda, mas escrito “Satoshi”, como na foto de capa desta matéria.

Em relação ao sumiço de Satoshi, o escritor aponta que o criador do Bitcoin disse estar ocupado com outras coisas. Seán destaca que Dorsey estava trabalhando no lançamento da Square (agora chamada Block) na data.

  • Em 05/12/10, Satoshi disse no fórum para não doarem Bitcoin ao WikiLeaks
  • Satoshi parou de acessar o fórum em 13/12/10 e nunca mais voltou
  • Em 14/12/10, o Twitter recebeu uma ordem judicial secreta exigindo que entregasse tudo o que tinha sobre o WikiLeaks

No artigo completo, Seán destrincha diversos endereços ligados a Satoshi Nakamoto para especular que Dorsey encontrou uma maneira de expôr seu endereço residencial dessa maneira.

Outra leva de endereços, agora não ligados a Satoshi, seguem a mesma teoria.

  • Usava o pseudônimo “Jak” em vez de Jack;
  • Em 25/05/20, 145 endereços antigos de Bitcoin assinaram uma mensagem chamando Craig Wright de mentiroso e fraude. O endereço mais antigo;
  • Começava com “1jak” (pseudônimo de Jack), e outro continha “HiSQ” no meio. SQ é o ticker da Square;

Outro ponto mencionado é o livro Hacktivist, escrito por Alyssa Milano, onde o protagonista, inspirado em Dorsey, desenvolve uma rede peer-to-peer descentralizada que devolverá o poder ao povo e, como resultado, desaparece, assim como Satoshi.

Por fim, Dorsey é um defensor aberto do Bitcoin. Além de ter afirmado recentemente que a criptomoeda pode substituir o dólar americano, ele também investiu em um projeto de mineração ligado a um dos desenvolvedores mais antigos do Bitcoin.

Já a sua empresa, a Block (antiga Square), mantém 8.363 bitcoins em caixa, sendo a 8ª empresa pública com o maior número de moedas. Portanto, sendo Satoshi Nakamoto ou não, Dorsey é mais um grande interessado em que essa ideia prospere.

A teoria completa sobre Dorsey ser Satoshi pode ser encontrada no site Decashed. Ainda incompleto devido ao seu tamanho, o estudo já está sendo realizado há um ano. Já o compilado das informações pode ser encontrado no X de Seán Murray.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias