Nova vulnerabilidade na rede BNB chama atenção, meses após ataque hacker

A Beacon Chain (BEP2) da Binance tinha uma vulnerabilidade aberta que permitia que hackers criassem tokens, problema foi resolvido antes da divulgação.

Uma nova vulnerabilidade foi encontrada na rede BNB nos últimos dias, em específico na Beacon Chain (BEP2), que é uma tecnologia construída sobre a Tendermint e Cosmos SDK.

Em resumo, o padrão BEP2 é uma forma de transformar ativos digitais em tokens negociáveis na plataforma da Binance. Por outro lado, o BEP20 é um padrão de tokens fork do Ethereum, baseado no ERC20.

A divulgação do novo incidente cibernético envolvendo a rede BNB, contudo, não afetará os usuários.

Vulnerabilidade na rede BNB Chain

A Jump Crypto revelou uma vulnerabilidade na Beacon Chain nos últimos dias, que poderia ter causado um novo estrago na comunidade BNB.

Isso porque, ao explorar a vulnerabilidade na quarta maior blockchain em valor de mercado, hackers poderiam lucrar muito. A ameaça descoberta permitia a criação de tokens no padrão BEP2 infinitamente.

Todo o conhecimento adquirido pela equipe de investigação foi comunicado aos técnicos da BNB. Assim, em poucas horas os engenheiros blockchain conseguiram resolver o problema antes que ele pudesse levar mais prejuízos a investidores.

De acordo com o engenheiro responsável pela descoberta, Félix Guilherme, a Web 3.0 está cheia de bug e todos devem permanecer vigilantes para ajudar a criar segurança no mercado de criptomoedas.

“Bugs que permitem a criação infinita de ativos nativos são algumas das vulnerabilidades mais críticas no web3. Como tal, esta descoberta é a prova de que todos devemos permanecer vigilantes e colaborar para elevar as garantias de segurança em todos os projetos.”

O CEO da Binance, CZ, agradeceu a publicação da nova vulnerabilidade na rede BNB, que acabou sendo resolvida antes da exploração de hackers.

“Muito obrigado a Jump por reportar este bug. Eles têm uma ótima equipe de segurança. Realmente aprecio isso.”

Novo susto em um prazo curto

O mercado de criptomoedas mal se recuperou dos sustos de 2022 e ainda tem que lidar com as novas realidades de 2023.

Isso porque, em outubro de 2022, uma ponte da BNB, entre o BEP2 e BEP20, foi alvo de um ataque hacker que cunhou 2 milhões de BNB. Na ocasião, o prejuízo alcançou a soma de R$ 3,2 bilhões, sendo um dos maiores do ano.

A BNB Chain e o CEO da Binance pediram desculpas pelo ocorrido, sendo o primeiro incidente em sua blockchain desde a criação. No entanto, as investigações sobre o hacker que levou os fundos ainda seguem no mercado, com parte dos fundos ainda perdidos.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias