NSA criou o Bitcoin? Novos detalhes reacendem teorias da conspiração

Enquanto a teoria de que a NSA criou o Bitcoin é interessante para alguns, ela permanece, até o momento, no reino da especulação.

Uma das teorias da conspiração mais antigas do mercado de criptomoedas voltou a ser debatida por investidores e entusiastas do setor. A discussão gira em torno das verdadeiras origens do Bitcoin, com alguns acreditando que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) pode estar por trás da criação da criptomoeda.

Recentemente, capturas de tela de um artigo de pesquisa de 1996 intitulado “Como fazer uma casa da moeda: a criptografia do dinheiro eletrônico anônimo” foram divulgadas por Daniel Roberts, cofundador da Iris Energy.

Curiosamente, o documento escrito por agentes da NSA sugere conceitos similares aos fundamentos do Bitcoin, particularmente no uso da criptografia de chave pública para transações anônimas.

Um ponto intrigante do documento é a menção de ‘Tatsuaki Okamoto’, especialista em criptografia e co-inventor de um sistema criptográfico. Os debates focam na semelhança do seu nome com “Satoshi Nakamoto”, pseudônimo do enigmático criador do Bitcoin.

NSA how to make a mint. Fonte: csail.mit.edu
NSA how to make a mint. Fonte: csail.mit.edu

“A NSA inventou o Bitcoin? Artigo de 1996 intitulado: COMO FAZER UMA MINT: A CRIPTOGRAFIA DO DINHEIRO ELETRÔNICO ANÔNIMO* As fontes incluem “Tatsuaki Okamoto” 😳 Quem mais seria capaz de sentar-se anonimamente em 1 milhão de moedas? Ah, e eles inventaram o SHA-256…?”, tuitou Daniel Roberts, gerando um debate acalorado no Twitter (X).

NSA e o SHA-256

Roberts também cita o fato de NSA ter possivelmente criado o SHA-256, que é o algoritmo de hash usado no protocolo Bitcoin, e parte da família de funções hash SHA-2, que foi desenvolvido pela NSA e publicado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) em 2001.

“Se o Bitcoin usa SHA-256 para criação de hash, e o SHA-256 é possivelmente criado pela NSA, isso não colocaria em risco a independência do Bitcoin?”, questionam alguns investidores.

A escolha do Bitcoin pelo SHA-256, portanto, é uma das bases para teorias da conspiração que sugerem que agências governamentais poderiam estar por trás das criptomoedas.

Apesar disso, essas teorias permanecem sem evidências concretas e são amplamente vistas como pura especulação, além disso, alguns argumentam que se a NSA pudesse quebrar o SHA-256, eles não revelariam esse fato ao mundo quebrando o Bitcoin.

“NSA participou da criação do Bitcoin”, diz Nic Carter

Nic Carter, influente defensor do Bitcoin e sócio da Castle Island Ventures, participou do debate, apelidando a possibilidade de “vazamento de laboratório da NSA”.

Ele acredita que o Bitcoin pode ter sido originado de um projeto confidencial da NSA, possivelmente divulgado ao público por um agente que quis ver uma moeda digital ganhar vida.

“Eu acredito nisso [que a NSA criou o Bitcoin]. Eu chamo isso de hipótese de vazamento do laboratório Bitcoin. Acho que foi um projeto interno de pesquisa e um pesquisador considerou bom demais para ficar na prateleira e decidiu liberar secretamente.”, disse Carter.

Há outros que compartilham desta visão. Matthew Pines, da empresa de segurança cibernética Krebs Stamos, teoriza uma possível colaboração entre a NSA e a comunidade cypherpunk, embora acredite que a criação do Bitcoin não tenha recebido sinal verde oficial da agência.

“Provavelmente fertilização cruzada de nerds de criptografia da NSA e nerds cypherpunks. Suspeito que Satoshi (ou pelo menos seus colaboradores intelectuais próximos) tenha associações de trabalho próximas à NSA — mas não acho que o próprio Bitcoin ou o whitepaper tenham sido oficialmente aprovados.” — Disse Matthew Pines.

Já o ex-executivo do Goldman Sachs, Raoul Pal, propõe uma teoria ainda mais audaciosa, sugerindo que a NSA e a GCHQ (Sede de Comunicações do Governo do Reino Unido) estiveram conjuntamente por trás do Bitcoin, dada a sua profunda especialização em criptografia.

Por outro lado, Jeff Man, ex-criptanalista da NSA, vê como plausível o papel da NSA na origem do Bitcoin, mas questiona se foi um ato intencional.

Ele disse ao Cointelegraph que, embora fosse teoricamente viável para a NSA criar o Bitcoin para fins de coleta de inteligência, ele considerou isso altamente improvável.

Jeff destacou que, o mundo pode nunca chegar a uma resposta definitiva sobre as origens do Bitcoin, a verdadeira questão talvez seja: enquanto o Bitcoin redefine o mundo financeiro, até que ponto sua origem realmente importa?

Enquanto isso, pessoas que disseram saber a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto acabaram morrendo ou desaparecendo, como o infame John McAffe, criador de um antivírus de mesmo nome.

Em maio de 2020, McAffe disse que sabia a identidade de Satoshi Nakamoto, pouco tempo depois, o empresário foi preso e acabou sendo encontrado morto na prisão em junho de 2021.

O corpo de John McAfee continua em um necrotério da Espanha, país onde estava preso por pedido dos EUA sob acusações de sonegação de impostos após ganhos com criptomoedas.

Sua morte levantou diversas suspeitas. Afinal, o próprio McAfee tatuou seu braço nos meses anteriores, alertando que seria “suicidado” pelo governo americano.

“Estou recebendo mensagens sutis de autoridades americanas dizendo: “Estamos indo atrás de você, McAfee! Vamos te suicidar”. Fiz uma tatuagem hoje, por prevenção. Se eu me suicidar, não o fiz. Eu estava maluco. Verifique meu braço direito.”

McAfee tatuou seu braço nos meses anteriores, alertando que seria “suicidado” pelo governo americano.
McAfee tatuou seu braço nos meses anteriores, alertando que seria “suicidado” pelo governo americano.

NSA criou o Bitcoin?

A teoria da conspiração de que a NSA tenha criado o Bitcoin tem circulado há mais de 10 anos na comunidade de criptomoedas, mas evidências concretas que confirmem o envolvimento de agências governamentais na criação do Bitcoin ainda não surgiram.

Existem outras teorias de que o Bitcoin foi inventado pelo Partido Comunista Chinês, provavelmente para dominar o mundo.

Outros argumentaram que o Bitcoin foi criado por extraterrestres que queriam ajudar a sociedade a desenvolver-se. Outros ainda estão convencidos de que os rastros do Bitcoin levam à CIA.

Segundo eles, o pseudônimo do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, poderia ser interpretado como uma abreviatura da principal agência de espionagem dos EUA — CIA. Já que em japonês “nakamoto” corresponde a “central”, e o nome “satoshi” significa “inteligente”.

Enquanto isso, muitos entusiastas e especialistas do setor permanecem céticos, argumentando que o Bitcoin, com seu código-fonte aberto e sua natureza descentralizada, é contrário aos métodos tradicionais de operação de agências governamentais centralizadas.

Por fim, enquanto a teoria de que a NSA criou o Bitcoin é interessante para alguns, ela permanece, até o momento, no reino da especulação.

Como muitas teorias da conspiração, a ausência de evidências definitivas e a natureza misteriosa em torno da identidade de Satoshi Nakamoto alimentam o debate, mas não fornecem uma resposta concreta.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias