Número de ATM de Bitcoin se aproxima de marca histórica

Quantidade de máquinas cresce ao redor do mundo, mesmo com a pandemia.

Siga no
ATM de Bitcoin
ATM de Bitcoin - Reprodução/Flickr

A adoção em massa do Bitcoin é uma realidade perseguida pela comunidade Bitcoin, que cria ferramentas diversas para esse futuro. Uma delas é o ATM de Bitcoin, que tem visto disparar o número de máquinas instaladas, mesmo com a pandemia do COVID-19.

Muitas pessoas ainda não conhecem o que é o Bitcoin ou como comprar essa moeda digital ainda. Criado em 2009 como um dinheiro da internet, o Bitcoin permite a realização de transações utilizando apenas carteiras digitais. Mesmo assim, a tecnologia, que ainda está em seu estágio inicial, com apenas onze anos, ainda é nebulosa para muitos.

Além disso, um ponto que é importante para a adoção do Bitcoin é que os meios de pagamentos eletrônicos ainda não são a modalidade preferida pela população mundial. Com muitos desbancarizados, o uso do dinheiro em espécie é uma realidade em muitos países, inclusive Brasil.

Número de ATM de Bitcoin se aproxima de marca histórica em agosto, métrica importante para a comunidade

Em 2020, com a crise financeira global provocada pela pandemia do novo coronavírus, investidores recuam para ativos seguros. Algumas das preferências tem sido o Bitcoin e ouro, que podem ser importantes ativos para reservar valor.

Agora imagina você, um morador do Brasil, por exemplo, com uma nota de R$ 200 na mão, e disposto a comprar uma fração de Bitcoin. Considerando o preço do Bitcoin hoje, você conseguiria adquirir 0,0031 BTCs, sua primeira quantidade de moeda digital. Entretanto, como fazer essa troca com um dinheiro em espécie?

Uma das soluções criadas para contornar esse dilema é o ATM de Bitcoin, também conhecidos como caixas eletrônicos. Ao inserir uma nota de moeda fiduciária no ATM, como o Real, Dólar, você conseguiria sacar seus Bitcoins, seja para uma carteira virtual ou física (paper wallet).

Solução considerada importante para muitos na comunidade Bitcoin, o número de ATM relacionado com criptomoedas aumenta em 2020. De acordo com o portal Bitcoin.com, a marca tem se aproximado de 9 mil máquinas para saques e depósitos com moedas fiduciárias em troca de Bitcoin.

Atualmente, o país que lidera o ranking com maior número de ATM de Bitcoin é os Estados Unidos, com mais de 6800 máquinas apenas lá. Em seguida, vem o Canadá, com cerca de 810 máquinas e na terceira posição, o Reino Unido com quase 280 máquinas de comprar e vender Bitcoin.

Cabe o destaque que, em julho de 2020, houve um crescimento no número de máquinas instaladas. Contudo, a marca de 9 mil em funcionamento só não foi superada por 100 máquinas foram desligadas. Mesmo assim, a marca histórica de 10 mil máquinas fica cada vez mais próxima.

Brasil não tem nenhuma máquina segundo site especialista, deixando para a Colômbia e Argentina os destaques da América do Sul

Segundo os dados do Coin ATM Radar, o Brasil não possui nenhuma máquina ATM de Bitcoin instalado. Neste país, cabe o destaque, durante a pandemia tem utilizado mais notas em espécie, o que motiva até a emissão da nova nota de R$ 200 pelo Banco Central, ou seja, o uso de ATM poderia ser interessante.

Com a falta do Brasil, os destaques da América do Sul ficam para dois países vizinhos: Colômbia e Argentina. Ambos contam com a maior quantidade de máquinas de Bitcoin na região, sendo 58 na Colômbia e 13 na Argentina.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Criptomoedas mais populares atualmente são de jogos

De acordo com medidores de popularidade de criptomoedas, uma nova tendência parece estar começando dentro do mercado de criptomoedas: a popularização dos ativos ligadas...

Sob pressão regulatória, maior corretora de Bitcoin do mundo decide limitar saques de novos...

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, sempre teve uma postura não muito rígida em relação as regras de KYC (identificação de clientes)...
Movimentos de baleias em gráfico do Bitcoin

Baleias compraram 170 mil bitcoins nas últimas cinco semanas

Um recente estudo publicado pela Santiment revelou que as baleias (grandes detentores) compraram 170 mil bitcoins nas últimas cinco semanas, avaliados em cerca de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias