Nvidia pode prejudicar mineradores de criptomoedas

Criptomoedas alternativas poderão ser pressionadas com falta de placas GPU?

A famosa marca Nvidia fez um anúncio recente que pode prejudicar os mineradores de criptomoedas. Cabe o destaque que, para minerar criptomoedas hoje, é necessário o uso de placas de gráficas, muito utilizadas por gamers.

Desde que o Bitcoin nasceu, em 2009, as placas gráficas de computadores, conhecidas como GPU, ganharam uma nova funcionalidade. Isso porque, para garantir a segurança da rede de algumas criptomoedas como o Bitcoin, por exemplo, é necessário força computacional em vários algoritmos de consenso Prova de Trabalho (POW).

Contudo, como o Bitcoin é uma moeda desejada por muitos, as GPUs hoje não conseguem mais minerar BTC como em seu início. Para criar Bitcoin, com a mineração de moeda, o uso das placas ASICs hoje são mais recomendadas. Essas placas gráficas são específicas para geração de moedas na rede Bitcoin.

Mesmo assim, as GPUs se tornaram ferramentas interessantes para mineradores de altcoins. Com famosas marcas como AMD e Nvidia fornecendo placas de mineração, os fãs de criptomoedas como Ethereum tem ganho dinheiro nos últimos anos.

Rumor aponta que Nvidia vai acabar com placas de vídeo e poderia até prejudicar mineradores de criptomoedas

O mercado gamer hoje é aquecido e importante para novas economias digitais, em ascensão nos últimos anos. Consumidores ávidos de tecnologia, vários gamers famosos também ganham a vida com a mineração de Bitcoin ou outras criptomoedas.

Para isso, são necessárias placas de vídeo de última geração, que conseguem garantir vantagens estratégicas na hora de obter recompensas. A marca mais famosa a fornecer tais placas é a Nvidia, que tem como principal concorrente a AMD hoje.

Contudo, um rumor aponta que a Nvidia pode se desfazer da sua linha de placas RTX 20, fato que poderia prejudicar os mineradores. Como são necessárias placas gráficas com alto processamento, a saída da linha RTX 20 seria prejudicial para alguns interessados nesse mercado.

Isso seria porque a Nvidia está para lançar as novas placas de última geração, GeForce RTX 30 ‘Ampere’, já em setembro próximo. De acordo com a Gizmodo Brasil, a saída das placas GeForce RTX 2080 Ti, GeForce RTX 2080 SUPER, GeForce RTX 2070 SUPER e GeForce RTX 2070 poderá impactar nos preços de mercado.

A Nvidia já prepara inclusive, o recolhimento das placas que estão em seus fornecedores, já nas próximas semanas. Caso o rumor se confirme, o preço das placas gráficas deverá subir nos mercados, e impactar na mineração de altcoins nas próximas semanas.

Enquanto mineração de altcoins atravessa momento de cautela, Bitcoin segue atingindo novos topos

O Bitcoin hoje é a principal criptomoeda do mundo, e a mais segura de todas. Sua taxa de hashs, que mede a força computacional empregada na segurança da rede, atingiu no início de julho de 2020 o maior valor de toda a história.

De acordo com dados do Blockchain.info, desde que o halving do Bitcoin diminuiu a recompensa de Bitcoin, houve uma queda na atratividade de minerar BTC. Os valores registrados no final de maio de 2020, dias após o halving, eram semelhantes aos vistos em dezembro de 2019.

Taxa de hashs da rede Bitcoin continua a bater recordes em julho de 2020
Taxa de hashs da rede Bitcoin continua a bater recordes em julho de 2020 – Reprodução/Blockchain.info

Contudo, em julho o Bitcoin já volta a ser interessante para mineradores, com novos recordes na taxa de hashs. O preço do Bitcoin, em U$ 9200 hoje, torna a atratividade de minerar a moeda alta. Outra moeda que tem tido bom desempenho em 2020, a Ethereum, em que sua mineração depende de placas GPU, também tem estado em alta.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias