El Salvador mostrou ao mundo que seu presidente apoia o Bitcoin, que é agora uma moeda de curso legal naquele país. No Brasil, o movimento ainda engatinha, com oito políticos apoiando o Bitcoin publicamente.
Por político, entende-se que este foi escolhido pela população no processo eleitoral da democracia brasileira. Ou seja, todos os citados abaixo ocupam cargos públicos hoje, participando ativamente da criação de leis e propostas para mudar a realidade brasileira, em algum nível.
Vale o destaque que o Bitcoin continua o mesmo, uma moeda digital da internet, independente de estados e empresas. Dessa forma, mesmo com apoio político, em nada o funcionamento da rede e suas transações serão afetadas.
Políticos que apoiam o Bitcoin no Brasil
O Livecoins reuniu algumas informações sobre os políticos que demonstraram apoiar publicamente a criptomoeda, principalmente nos últimos dias. Isso porque, com El Salvador tornando o Bitcoin uma moeda legal, outros políticos da América Latina saíram em apoio.
Um deles é Fábio Ostermann, que ligou nos últimos dias o laser eyes em sua foto de perfil do Twitter. Isso significa que o Deputado Estadual do Rio Grande do Sul pelo partido Novo acredita que o preço do Bitcoin chegará até US$ 100 mil.
“Sou um entusiasta da desestatização e da descentralização da moeda.”, disse Fábio em seu Twitter
Também deputado estadual, mas pelo Novo de Santa Catarina, Bruno Souza é outro que ligou os olhos entusiastas do Bitcoin na última terça-feira (8).
Outro político entusiasta da principal criptomoeda do mundo é o vereador de Porto Alegre, Felipe Camozzato. Também do partido Novo-RS, Felipe atualizou seu perfil na última segunda, afirmando que o Bitcoin irá para a lua.
Em um vídeo gravado em 2018, Arthur do Val, conhecido por “Mamãe Falei” na internet, deputado estadual pelo Patriotas em São Paulo, também falou bem do Bitcoin. Contudo, ele acabou fazendo, no mesmo vídeo, uma propaganda para a Atlas Quantum, que mais tarde se mostrou uma fraude no mercado.
https://www.facebook.com/watch/?v=2027253580842320
Pelo menos quatro deputados federais apoiam o Bitcoin
Outros que apoiam o Bitcoin, segundo o entusiasta Fernando Ulrich, seriam três deputados federais, que atualmente ocupam cargos no congresso brasileiro.
Entre os citados por Ulrich, estariam Gilson Marques (NOVO-SC), Marcel Van Hattem (NOVO-RS) e Paulo Martins (PSC-PR). Dentre esses políticos, apenas Gilson Marques ligou os olhos de laser em seu perfil, primeiro deputado federal a mostrar esse nível de apoio.
Temos vários entusiastas do #bitcoin no congresso Brasileiro e em várias assembleias estaduais.
Corrijam-me se estiver errado, mas começar citando estes:@marcelvanhattem , @gilson__marques , @PauloMartins10 , @FabioOstermann . https://t.co/AWbV63V964
— Fernando Ulrich (@fernandoulrich) June 7, 2021
A maior parte dos deputados mencionados anteriormente são da região sul do Brasil, mostrando que os congressistas do legislativo desses estados estão interessados na criptomoeda.
No entanto, no último mês de maio de 2021, Kim Kataguiri (DEM-SP), afirmou ser um investidor do Bitcoin também. Ou seja, mais um deputado federal demonstrou apoio público, sendo um movimento acompanhado pelos brasileiros hoje.
Vale o destaque que há vários projetos de leis para regulamentar o Bitcoin no Brasil, com deputados se inteirando cada vez mais sobre o assunto. Dessa forma, os primeiros oito políticos a apoiar o Bitcoin já foram revelados, mas a lista pode crescer mais em breve.
América Latina
Com oito políticos apoiando o Bitcoin no Brasil, o país tem a metade do apoio de agentes públicos registrado na América Latina. Isso porque, o perfil do Twitter Documenting Bitcoin listou 10 perfis que poderiam apoiar o Bitcoin, apesar de alguns brasileiros terem ficado de fora.
Mesmo assim, na região da América Latina seriam 8 políticos apoiando o Bitcoin, com os 8 do Brasil, somando 16 ao todo, movimento pequeno, mas promissor. Um dos principais é o presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
#Bitcoin support in Latin America:
🇪🇨 Ecuador- @JuliusEC
🇲🇽 Mexico- @eduardomurat, @IndiraKempis
🇵🇦 Panama- @gabrielsilva8_7
🇦🇷 Argentina- @fsancheznqn
🇵🇾 Paraguay- @carlitosrejala
🇧🇷 Brazil- @gilson__marques, ,@FabioOstermann
🇸🇻 El Salvador- @nayibbukele
🇨🇴 Colombia- @JCastroS— Documenting Bitcoin 📄 (@DocumentingBTC) June 8, 2021