Golpe com bitcoin usou Quora para ganhar confiança de investidores

Sucessor do Yahoo respostas foi bombardeado com uma série de opiniões positivas a respeito da falsa criptomoeda

Uma investigação feita pela DFRLab, organização forense localizada nos EUA, descobriu uma farsa envolvendo opiniões sobre o projeto de transações de criptomoeda OneCoin. De acordo com o órgão, a plataforma acusada de ser um esquema Ponzi tentou melhorar sua imagem por meio de avaliações positivas, escritos por diversos perfis de usuários falsos.

As opiniões foram dadas nos sites TrustPilot e Quora, especializados em reviews. O Quora é um site de perguntas e respostas semelhante ao Yahoo Respostas, onde as perguntas são feitas, respondidas editadas e organizadas por sua comunidade de usuários. A plataforma funciona em português e recebe quase meio milhão de visitas mensalmente.

Um complexo esquema de avaliações

O DRFLab constatou que uma série de avaliações positivas sobre a OneCoin Projetc surgiu no mesmo momento em que sua fundadora, Ruja Ignatova, desapareceu em 2019. Ela está sendo acusada de ter enganado milhares de pessoas em um esquema de pirâmide que levantou uma fortuna em criptomoedas.

Neste meio tempo, os sites de avaliação foram bombardeados com uma série de opiniões positivas a respeito da plataforma de investimentos.

onecoin fake reviews quora. Imagem: Coindesk
onecoin fake reviews quora. Imagem: Coindesk

Em um primeiro momento, a equipe de investigação forense teve problemas em determinar a veracidade das avaliações. Porém, uma análise detalhada dos perfis indicou um comportamento anormal, incluindo falta de fotos de usuários e biografias, erros gramaticais nas postagens e interesses apenas em discussões relacionadas ao OneCoin Project.

Outro detalhe é que os supostos usuários se diziam experts no criptomercado, mas falavam apenas sobre a plataforma.

Os crimes envolvendo a OneCoin Project

Em março de 2019 autoridades prenderam Konstantin Ignatov em Nova York, apontado como sendo um dos maiores líderes do esquema de pirâmide. De acordo com ele, a plataforma foi capaz de roubar bilhões de investidores em criptomoedas. Nesta mesma época Ignatova (conhecida também como Crypto Queen) teve formalizada as acusações de fraude e lavagem de dinheiro contra ela.

O advogado Mark Scott, que também atuava no esquema, também foi acusado de lavagem de dinheiro, ao levantar 400 milhões de dólares pelo OneCoin. Várias nações já declararam que estão tomando providências para alertar investidores de seus países contra a plataforma.

Devido à grande quantidade de avaliações positivas que o esquema recebeu nos sites, mesmo depois de ter seus objetivos descobertos, é possível que haja vítimas relativamente recentes.

A conclusão da DFRLab

A organização forense concluiu que, embora não haja evidências diretas que apontem os perfis falsos que elogiaram o OneCoin Project diretamente a funcionários do local, nem fatos que demonstrem atividade automatizada por parte dos mesmos, a quantidade desproporcional de opiniões positivas sobre a plataforma ajudaram-na durante o período em que seu esquema foi descoberto.

Isto significa que houve uma tentativa direta de levantar a confiança e credibilidade da empresa, em meio ao escândalo multibilionário que foi descoberto sobre ela.

📱 Concorra a um Iphone 16, um ⌚Apple Watch e 💰R$ 120 em criptomoedas. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Últimas notícias

Últimas notícias