A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT e do Dall-E, estaria prestes a anunciar uma ferramenta de buscas para competir com o gigante Google. As informações são de duas fontes anônimas da Reuters, que destacou que o ChatGPT já havia sido integrado ao Bing, buscador da Microsoft, no ano passado.
Os rumores agitaram o setor de criptomoedas. Diversos projetos ligados à Inteligência Artificial operam em forte alta nesta sexta-feira (10), incluindo nomes famosos como Render (RNDR), The Graph (GRT) e Bittensor (TAO).
Segundo dados do CoinMarketCap, o valor de mercado de criptomoedas de IA e Big Data cresceu 7,2% nas últimas 24 horas. Já o volume de negociações subiu 24,5% no período.
Criptomoedas de IA disparam enquanto OpenAI ameaça Google
O sucesso do ChatGPT foi tanto que o Google precisou criar sua própria Inteligência Artificial — chamado Bard e posteriormente Gemini — às pressas para competir com a OpenAI. Isso porque a Microsoft integrou o ChatGPT ao Bing no ano passado, novidade que fez criptomoedas de IA valorizarem na data.
Tais criptomoedas estão passando por uma nova alta nesta sexta-feira (10) após fontes da Reuters revelarem que a OpenAI está trabalhando em seu próprio buscador para competir com o Google. Segundo as informações, a ferramenta será anunciada oficialmente na próxima segunda-feira (13).
Além de projetos grandes como Fetch.ai (FET), Akash Network (AKT), Arweave (AR) e SingularityNET (AGIX), até mesmo projetos menores como a memecoin Turbo (TURBO) se beneficiaram com esses rumores.
Fora do setor de IA, a Worldcoin (WLD) é outra criptomoeda que opera em forte alta nesta sexta. Isso porque o projeto foi fundador por Sam Altman, CEO da OpenAI. Segundo dados do CoinMarketCap, a WLD valorizou 8,5% nas últimas 24 horas.
Bitcoin também opera em alta
Além dos rumores sobre o Google ganhar um novo concorrente, outro fator que pode ter ajudado na alta dessas criptomoedas foi a valorização do próprio Bitcoin (BTC). Negociado a US$ 63.000 no momento desta redação, a maior criptomoeda do mercado opera em alta diária de 3,2%.
Além do recente apoio de Donald Trump, candidato a presidência dos EUA, grandes empresas como a Pantera Capital ainda acreditam que o rali do halving está apenas em seu início. Portanto, a situação parece boa para o médio e longo prazo.
De imediato, é necessário olhar para os ETFs de Bitcoin. Segundo dados da Farside, a semana está prestes a encerrar com um saldo positivo após grandes entradas na segunda-feira (6) e sem grandes movimentações nos outros dias.