Oráculo DeFi: o que é e porque você deveria dar atenção

À medida que o interesse por contratos inteligentes aumenta também a necessidade de novas estruturas de oráculo irá aumentar. De acordo com analistas da Messari Crypto, o potencial das criptomoedas oráculos é alto.

Siga no

Contratos inteligentes (smart contracts) são ferramentas possibilitadas por blockchains que executam os termos de forma automática. Eles minimizam efetivamente o risco da contraparte e fornecem transparência ao sistema. Porém, a execução acontece somente se as condições corretas forem atendidas.

De modo geral, os protocolos da blockchain estão limitados a apenas obter informações e acessar dados que estão dentro da mesma rede.

Essa limitação levou os desenvolvedores a criar oráculos. Um oráculo, como veremos ao longo deste artigo, nada mais é que uma maneira de um blockchain interagir com dados externos.

Para entender mais sobre a importância dessa tecnologia – que muitos não sabem – e sair na frente de grande parte dos investidores de criptomoedas, continue conosco!

O QUE SÃO ORÁCULOS?

Soa como mitologia grega antiga, mas é “só” um dos pilares principais dentro do mundo dos criptoativos. Assim como as histórias antigas jamais poderiam ter ocorrido sem informações externas adequadas, os smart contracts não podem funcionar sem uma fonte de dados.

Como dito anteriormente, os oráculos da Blockchain são uma das ferramentas que a tecnologia blockchain usa para interagir com o mundo físico – ou seja, trazer essas fontes do meio off-line para o mundo on-line.

Nesse sentido, podemos dizer que os oráculos são pedaços de código que servem como uma ponte entre o mundo que vivemos e o representado pela blockchain e seus protocolos.

Em termos técnicos, eles agem traduzindo dados off-chain (ou “mundo real”) não determinísticos para dados on-chain (ou “mundo das criptos”) determinísticos.

POR QUE O MUNDO REAL PRECISA DE UM ORÁCULO PARA SE COMUNICAR COM O MUNDO DESCENTRALIZADO?

Temos que ter em mente que toda a estrutura do blockchain (on-chain) é determinista. o mundo fora dessa cadeia (off-chain), no entanto, é mais flexível e não é determinista, o que cria problemas de transparência uma vez que algumas interpretações são subjetivas.

Esta distinção torna os dois mundos incompatíveis uns com os outros por essência. E é apenas pela presença de um oráculo que existe a possibilidade de comunicação bidirecional entre eles.

Didaticamente, é como se o mundo real falasse somente português, o mundo descentralizado somente inglês e o oráculo servisse como um interprete.

O QUE FAZEM E QUAIS AS APLICABILIDADES DOS ORÁCULOS?

Alguns modelos de dados transmitidos por oráculos para contratos inteligentes incluem informações de preço, a conclusão bem-sucedida de um pagamento, a temperatura medida por um sensor, resultados de eleições, etc.

Simplificando, vamos a um exemplo:

Imaginemos que duas pessoas estão assistindo a um jogo de vôlei e querem apostar em quem ganhará a partida. Nesta aposta, Maria acredita que a equipe A sairá vencedora e Pedro acredita na equipe B.

Logo depois, os dois definem o acordo, as condições e o dinheiro da aposta. Em seguida, enviam o valor apostado para o contrato inteligente (smart contract) que contém todos os parâmetros e condições estipulados.

Sem precisar de mais intervenção humana, enquanto o jogo está em andamento, o oráculo obtém as informações até o final. E, de modo automático, depois que analisa todas as condições do resultado da partida, libera sozinho os fundos para o vencedor da aposta.

O exemplo acima é o de uma aposta, mas, como dito antes, também pode ser replicado para inúmeros outros aspectos usando o mesmo raciocínio.

O ponto chave desse sistema é entender que, uma vez programado, o contrato inteligente é totalmente controlado pelo blockchain e independe de terceiros.

ALGUNS TIPOS EXISTENTES DE ORÁCULOS:

  • Software: ele lida com informações online. Podem extrair e solicitar informações on-line, como clima, temperatura, preços de produtos.
  • Hardware: ao contrário dos de software, podem rastrear objetos do mundo real. Ele serve para, por exemplo, enviar dados da chegada de um avião, do horário de um filme ou até mesmo rastrear o movimento de um carro.
  • Oráculos de entrada e saída (inbound/outbound): os oráculos de entrada (inbound) são aqueles que fornecem informações do exterior para o blockchain (ou contrato inteligente), enquanto oráculos de saída (outbound) enviam informações de contratos inteligentes para o mundo off-chain. O intuito é permitir um bloqueio inteligente (smart lock).

Por exemplo, na tecnologia da Internet das Coisas (IoT) e das casas inteligentes, esses tipos de oráculos são muito comuns pois permitem, por exemplo, abrir e fechar o portão de uma casa após autorização por chave privada e criptografia.

  • Oráculos humanos: são os profissionais de criptografia. Eles podem verificar a autenticidade de informações e traduzi-las para os contratos inteligentes. Um ponto importante é que eles não são tão rápidos quanto os de suas máquinas e apresentam muitos mais meios de falsificar dados.

MAIORES ORÁCULOS BLOCKCHAIN DA ATUALIDADE:

Abaixo, uma lista retirada do site CoinMarketCap, em ordem decrescentes, dos maiores oráculos em blockchain da atualidade:

Como líder de mercado no setor de oráculos, temos a Chainlink (token LINK), 12 na posição dentre todas as criptomoedas existentes, que funciona pela blockchain do Ethereum (ETH).

A LINK se tornou sinônimo de Finanças Descentralizadas (DeFi), pois muitos dos feeds de preços que conectam blockchains e Corretoras Descentralizadas (DEX) utilizam seus oráculos para descoberta de preços.

A criptomoeda teve seu ICO entre 2017-2018. Seu preço foi em maio de 2021, alcançando o valor de $52,88. Atualmente, está sendo negociada a $23.60.

O que é Chainlink (LINK)? Vale a pena começar a investir?

A criptomoeda Universal Market Access (token UMA), aborda a questão do oráculo de forma diferente dos demais projetos do espaço. A descoberta dos seus preços é obtida por meio de uma biblioteca de ativos sintéticos. Além disso, ela permite que os usuários projetem e criem seus próprios contratos inteligentes (smart contracts) ​​dentro da blockchain do Ethereum.

Cabe mencionar que o token UMA é também o token de governança. Ou seja, dá aos detentores de tokens o direito de votar em alterações nos parâmetros e atualizações do protocolo.

A Augur (token REP) é marketplace de previsões de blockchain. Nela, todas as partes podem criar, basicamente, contratos inteligentes (smart contracts) em qualquer mercado que quiserem, desde os esportivos aos financeiros.

Ela é uma das criptomoedas ERC-20 mais antigas. Porém, migrou para sua própria rede principal no dia 9 de julho de 2018.

Já a Band Protocol (token BRAND) é um dos principais concorrentes do Chainlink. Foi originalmente lançado como um token ERC-20 (rede Ethereum) em setembro de 2019, mas migrou para a rede Cosmos em junho de 2020.

Suas baixas taxas, a maior interoperabilidade e descentralização são algumas das vantagens que ele detém sobre a LINK.

What is Band Protocol? - Asia Crypto Today

Apesar de ainda não estar entre as maiores em tamanho de mercado, a Ergo (ERG) anunciou o lançamento de soluções Oracle para o ecossistema Cardano (ADA), o que promete deixar a disputa entre Charles Hoskinson x Vitalik Buterin ainda mais emocionante.

New algorithm AUTOLYKOS (ERGO) available on the Hashpower Marketplace! | NiceHash

QUAIS PROBLEMAS DOS ORÁCULOS?

Os oráculos, em sua concepção, foram pensados ​​como uma peça sob controle centralizado, modelo este que está longe do modelo descentralizado que defende a tecnologia blockchain.

Além disso, não podemos ignorar que, mesmo que seja difícil de acontecer, também é possível pensar que alguém possa hackear o arsenal de dados para influenciar os dados a seu favor.

Para fechar, outro problema é que em mercados de previsão onde resultados são contestáveis/questionáveis, como por exemplo, um concurso de beleza, tais oráculos de máquina (sensores) não são suficientes porque, como dito antes, funcionam apenas tendo como base dados deterministas.

CONCLUSÃO: 

À medida que o interesse por contratos inteligentes aumenta também a necessidade de novas estruturas de oráculo irá aumentar. De acordo com analistas da Messari Crypto, o potencial das criptomoedas oráculos é alto.

De modo geral, como vimos, ele é um feed de dados executado por uma entidade. Confiar em uma fonte de dados externa pode causar problemas. Porém, no caso de um oráculo descentralizado, que obtém informações de vários oráculos, sua programação garante que ele se comunique ao contrato inteligente dos outros oráculos, sem a necessidade dessa contínua “interferência” externa.

O principal desafio dos oráculos é, portanto, que atualmente as pessoas precisam confiar nessas fontes externas de informação, sejam elas de um site ou de um sensor.

Apesar dos riscos existentes e da parte centralizada, novas inovações irão tornar a comunicação blockchain-mundo real mais simples e descentralizadas. Diferentes técnicas de computação confiáveis podem ser usadas como uma forma de resolver esses problemas. No entanto, este tópico precisará de mais atenção.

Como visto ao longo deste artigo, é inegável que os oráculos são uma peça chave da infraestrutura para o crescente ecossistema DeFi. Eles oferecem um enorme valor agregado e, de fato, ainda estão sendo negociados a um preço muito abaixo do que realmente valem!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mayara Souza
Devoradora de livros e amante do conhecimento. Aqui tem economia, empreendedorismo, tecnologia, investimentos, liberdade e um pouco besteiras: séria mas nem tanto!
Queda da Dogecoin DOGE despenca desvalorização brasileiro

Brasileiro perde R$ 2,6 milhões com queda da Dogecoin, mas ainda acredita na moeda

O brasileiro que mora nos Estados Unidos, Glauber Contessoto, perdeu R$ 2,6 milhões em Dogecoin com a recente queda da moeda no mercado. O fenômeno...
LNBTC

Usuário avisa empresas sobre falha em serviços de custódia da Lightning Network

Reckless Satoshi, um usuário do Reddit, fez uma postagem relatando que serviços de custódia que trabalham com a Lightning Network tinha um ponto de...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Pânico? R$6,6 bilhões em Ethereum saíram das exchanges na semana passada, R$4,2 bi voltaram...

Na quarta-feira passada, dia 15 de setembro, cerca de 363.240 ETH foram sacados de exchanges centralizadas, ontem, no entanto, 258.050 ether voltaram para endereços...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias