Os motivos por trás da recente alta do Bitcoin

O efeito halving chegou à rede alguns meses após a diminuição da recompensa.

Siga no
Kroger abandona Visa e estuda aceitar criptomoedas
Imagem: Flick

O mês de outubro com certeza foi um momento bem agitado para o Bitcoin. A moeda está alcançando novos recordes recentes de preço e animou bastante o mercado após ter passado dos US $ 13 mil, com muitos até considerando que estamos entrando em uma nova corrida de touros, com a possibilidade de um novo recorde. Mas, como todo bom investidor, muitos questionam: o que está causando a alta do Bitcoin?  

Vale lembrar que a última vez que a moeda digital estava em um momento similar foi no ano passado, quando o Facebook anunciou o projeto Libra. Dessa vez também podemos ter uma empresa reconhecida como catalisador da atual alta, com o PayPal integrando serviços de criptomoedas.

Mas o que temos de diferente nesses dois momentos e, mais importante, o que garante que dessa vez o movimento de alta terá força o suficiente para ultrapassar a próxima barreira psicológica de US $ 14 mil? Bom, para isso temos uma boa resposta e isso é o Halving do Bitcoin.

Na primeira metade do ano tivemos a diminuição da recompensa de mineração do Bitcoin, um evento conhecido como halving. O principal argumento para os investidores que estavam aguardando esse evento é que, com a diminuição da oferta, consequentemente o preço iria aumentar.

Para exemplificar como o halving pode estar afetando o preço do Bitcoin, basta olharmos para o gráfico de Stock-to-Flow (modelo S2F) de PlanB, um dos gráficos mais famosos do criptomercado. A ideia é baseada no preço em relação a oferta e demanda do Bitcoin. Por enquanto, com a mais recente alta o modelo parece estar no caminho certo com a sua previsão.

Claro, o modelo S2F do analista é apenas uma previsão, e como muitas outras pode estar errada, mas é uma das previsões mais respeitadas do mercado, já que tem como base dados muito além de tendências passadas.

Como sempre, o efeito halving chegou à rede alguns meses após a diminuição da recompensa.

Mas porque outubro foi o mês com maior alta do Bitcoin?

Bom, outubro foi um mês especial para o Bitcoin por causa de diferentes gatilhos que elevaram o preço do ativo digital. Primeiro tivemos o já mencionado envolvimento do PayPal com o criptomercado, que com certeza chamou a atenção para diferentes ativos.

Mas além disso, um interesse institucional especial começou a afetar a moeda, principalmente em relação ao uso dela como uma forma de se proteger a desvalorização das moedas fiduciárias. Foi justamente durante outubro que muitos começaram a notar as empresas usando o BTC como reserva de valor.

A combinação do efeito do halving, junto de uma crise global e o Bitcoin se tornando uma opção interessante para fugir da inflação foram os gatilhos da atual alta.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Cardano. Imagem: Abode Stock

Cardano dispara e bate recorde de preço enquanto Bitcoin cai

A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas...
Elon Musk interpretando Wario. Imagem: Divulgação SNL.

Cocriador da Dogecoin chama Elon Musk de “vigarista egoísta”

Pouco tempo depois de Elon Musk afirmar que estava trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin, o cocriador da criptomoeda meme, Jackson Palmer, apareceu no Twitter...
Criptomoeda Ethereum em destaque com outras criptomoedas ao seu redor rivais

Elon Musk vai comprar Ethereum?

“Eu acredito fortemente nas criptomoedas, mas elas não podem levar a um aumento massivo no uso de combustível fóssil, especialmente carvão”, disse Elon Musk,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias