O ouro chegou a ser negociado por 2.942 dólares nesta segunda-feira (10), atingindo seu maior preço da história enquanto sobe 12% em 2025. O Bitcoin, considerado um “ouro digital” por muitos investidores, pode estar prestes a seguir esse mesmo caminho.
Dentre os dados que fortalecem essa tese está a redução no número de bitcoins em corretoras. Ou seja, um indicativo de redução da oferta, incapaz de atender a crescente demanda do mercado.
O que está por trás da alta do ouro?
Considerado um porto seguro no mundo dos investimentos, o ouro vive um período de glória, subindo 12% em 2025 e 45% ano-a-ano. Em texto compartilhado no Linkedin, analistas da The Kobeissi Letter explicaram os motivos dessa alta recente.
“À medida que os estoques [de ouro] da COMEX aumentam, os estoques nos cofres de Londres estão sendo esgotados”, escreveram os analistas. “Os tempos de retirada em Londres estão subindo para até 8 SEMANAS. Enquanto isso, os EUA mudaram de exportador líquido de ouro para importador líquido em novembro de 2024.”
Seguindo, o texto aponta que as posições compradas estão prestes a superar seu pico de 2024, já as posições vendidas estão em seu nível mais baixo desde a pandemia de 2020. “Novamente, isso não acontece em ambientes normais”, adicionaram, também notando que a China entrou nessa festa e comprou 5 toneladas de ouro em janeiro, sua terceira mais compra mensal consecutiva.
“O mais incomum é que o ouro DOBROU o retorno de +22% do S&P 500 nos últimos 12 meses. Normalmente, os preços do ouro são uma proteção contra a volatilidade do mercado de ações. Enquanto as ações passaram por uma recuperação histórica, o ouro teve uma recuperação ainda mais histórica. Realmente incomum.”
Embora o Bitcoin não esteja acompanhado essa recente alta do ouro, os analistas do The Kobeissi Letter apontaram que as reservas de BTC em corretoras continuam caindo.
“As reservas de corretoras de Bitcoin atingiram o menor nível dos últimos 3 anos, com 2,5 milhões [de bitcoins], à medida que a demanda continua crescendo, segundo a CryptoQuant. As pessoas estão demandando ouro físico e mais Bitcoin. Tempos interessantes.”
Nos comentários, um seguidor aponta que o Bitcoin tem uma clara vantagem em relação ao ouro, principalmente porque investidores não precisam esperar oito semanas para realizaram o saque de suas moedas, como está acontecendo em Londres com o ouro.
Governos precisarão comprar Bitcoin de quem estiver disposto a vender, diz Bitwise
Somado a isso, a Bitwise também publicou um dado interessante sobre a oferta do Bitcoin. Segundo a gestora, tanto governos quanto empresas precisarão comprar bitcoins de indivíduos, que ainda dominam o mercado.
“Se empresas e governos quiserem comprar bitcoin, terão que comprá-lo de indivíduos dispostos a vender”, escreveu a gestora Bitwise no X.
“Essa dinâmica de mercado entre compradores e vendedores pode ficar bem interessante.”
Nos EUA, por exemplo, a Senadora Cynthia Lummis sugeriu a compra de 1 milhão de bitcoins (R$ 558 bilhões, na cotação atual) para a criação de uma reserva estatal.
Ou seja, uma tarefa quase impossível, dado que hoje só 2,5 milhões estão em corretoras e nem todos estão à venda. Como comparação, hoje a MicroStrategy detém 478 mil bitcoins, adquiridos ao longo dos últimos 4 anos e meio.