A Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (ANDA) de El Salvador anunciou que já está disponível a opção de pagamento com Bitcoin pelo consumo mensal em algumas agências.
Para efetuar estes pagamentos, as pessoas devem se dirigir as agências de Las Cascadas, Metrosur, Galerias, Apopa e Soyapango. A companhia de água afirmou que em breve estará disponível pagamento com Bitcoin em todas as agências do país.
¡Tenemos una nueva forma de pago!
Puedes cancelar tus servicios y trámites con #Bitcoin desde @chivowallet 📲, en las siguientes agencias:
📍Las Cascadas, Metrosur, Galerías, Apopa y Soyapango.
Pronto estará disponible en nuestras agencias a nivel nacional. pic.twitter.com/ru68KEdgom
— ANDA (@ANDASV) September 23, 2021
O caso chama a atenção visto que é o salvador passa a ser o segundo país da América Latina a receber Bitcoin pelos pagamentos de contas comuns.
Antes disso, a Venezuela já havia permitido o pagamento de contas e até impostos com criptomoedas em seu território, em 2020. Dessa forma fica claro que a adoção do Bitcoin como meio de pagamento segue crescendo na região.
Vale lembrar que a principal diferença entre ambos os países é que em El Salvador o Bitcoin é uma moeda de curso legal, algo que na Venezuela ainda não acontece, com o governo insistindo no uso do Bolívar mesmo com sua alta e descontrolada inflação.
O que chama atenção no anúncio de El Salvador, contudo, é que para efetuar o pagamento das contas de água com Bitcoin as pessoas devem ir com suas carteiras Chivo, que são nacionais. Ou seja, não está claro se pessoas que não utilizam a carteira do governo poderão efetuar esses pagamentos.
A carteira oficial do governo de El Salvador foi criticada no início por suas falhas de privacidade, além das falhas no primeiro dia em que a lei Bitcoin passou a vigorar no país. De qualquer forma, a ANDA é mais uma instituição nacional a aceitar a moeda digital, mostrando que a adoção segue acontecendo entre grandes empresas públicas e privadas.
No último dia 14 de setembro, por exemplo, o Banco Hipotecario de El Salvador, fundado em 1935, passou a aceitar Bitcoin como pagamento por empréstimos e outros serviços mais.
🏦 ¿Quieres pagar tus préstamos o servicios con bitcoins? ¡Hazlo en nuestras agencias! 👇
✅ Próximamente habilitaremos otras agencias con pago con bitcoin #ChivoWallet pic.twitter.com/ggu1IjxpoI
— Banco Hipotecario de El Salvador (@BHElSalvador) September 14, 2021
Além disso, grandes redes de fast food, como McDonald’s, Pizza Hut, entre outros mais, já aceitam o Bitcoin em El Salvador. Estes casos certamente mostram que como meio de pagamento, a moeda digital tem uma grande potencial que já está em testes.