A UXLINK, uma plataforma social de criptomoedas, sofreu um ataque hacker na última segunda-feira (22). A consequência foi devastadora, visto que o token do projeto perdeu 100% de seu valor antes de se recuperar parcialmente.
Segundo seu site, a plataforma conta com mais de 54 milhões de usuários e 500 parceiros.
Dentre seus investidores estão nomes famosos como OKX Ventures, Sequoia, Matrixport, Hashkey Capital, Animoca Brands, Cypher Capital, Gate.io Labs, Kucoin, e outros.
Projeto teve sua carteira multi-assinatura violada
O ataque à UXLINK foi reconhecido pela própria equipe de desenvolvedores. O texto publicado nas redes sociais aponta que as moedas roubadas estavam sendo movidas para diversas corretoras centralizadas e descentralizadas.
“Aviso de Segurança Urgente. Identificamos uma violação de segurança envolvendo nossa carteira multiassinatura, resultando na transferência ilícita de uma quantidade significativa de criptomoedas para CEXs e DEXs.”
“Nossa equipe está trabalhando 24 horas por dia, junto a especialistas de segurança internos e externos, para identificar a causa raiz e conter a situação”, continua o texto. “Já entramos em contato com as principais CEXs e DEXs para congelar urgentemente depósitos suspeitos de UXLINK e estamos coordenando de perto com elas para impedir novos movimentos de fundos.”
Investidores do token homônimo, o UXLINK (UXLINK), também foram diretamente afetados.
Antes negociado na faixa dos US$ 0,30, a moeda caiu para US$ 0,00001, perdendo 100% de seu valor em poucas horas após o ataque.
Embora a criptomoeda já tenha recuperado parte de seu valor, ela opera em queda de 64,6% em relação à data anterior ao ataque.
UXLINK está publicando atualizações sobre o ataque
A UXLINK apareceu recentemente em uma lista da Chainalysis que mostrava as 20 criptomoedas mais negociadas do mercado. Portanto, o ataque pode ter impactado muitos investidores.
Em atualizações sobre o caso, a equipe da UXLINK disse ter conseguido congelar “uma grande parte” dos ativos roubados com auxílio de corretoras centralizadas.
“Recomendamos fortemente que todos os membros da comunidade não negociem $UXLINK em DEXs neste momento, para evitar possíveis perdas causadas por esses tokens não autorizados.”
Já nesta terça-feira (23), os desenvolvedores apontaram que “agente malicioso continua realizando cunhagem não autorizada de tokens UXLINK”, um sinal de que o problema não havia sido resolvido.
A solução encontrada foi migrar o contrato inteligente da moeda.
“Hoje, enviaremos os detalhes do novo contrato e o plano de migração aos nossos parceiros CEX”, escreveu a UXLINK nesta quarta-feira (24).
Security Notice – Update 5
We would like to share the latest progress on the UXLINK token migration:
1. The new UXLINK smart contract has successfully passed its security audit.
2. The contract will be deployed on the Ethereum mainnet. The contract dropped the mint-burn…— UXLINK (@UXLINKofficial) September 24, 2025
Nos comentários, alguns investidores questionaram se o projeto realizará um “snapshot” de um momento anterior ao hack e enviando as novas moedas aos antigos detentores. Outros perguntaram se os novos tokens serão enviados com base nos dados atuais.
Os desenvolvedores, no entanto, não responderam às perguntas.