Plataforma DeFi é hackeada, depois outra, então mais uma

O setor de finanças descentralizadas, DeFi, continua sendo alvo de ataques. Nos últimos dias três projetos sofreram perdas: Vee Finance, pNetwork e Zabu.

O maior roubo ocorreu na plataforma Vee Finance, um protocolo de empréstimo que trabalha na blockchain Alavanche (AVAX), a quantia perdida é equivalente a 185 milhões de reais esta semana. No total 213,93 BTC e 8.804,7 ETH foram roubados.

Segundo a equipe da Vee Finance, as atividades suspeitas começaram no dia 20 de setembro e eles estão trabalhando em soluções. Outros ativos como as stablecoins USDT, USDC e DAI não foram afetados. O hacker ainda não moveu os fundos da sua carteira e a equipe entrou em contato com o mesmo.

“Atualização da Vee.Finance: A equipe técnica está trabalhando com empresas de segurança. Manteremos todos informados com as últimas atualizações.”

https://twitter.com/VeeFinance/status/1440454315437486094

Segundo relatório feito pela SlowMist, empresa focada em segurança no setor de blockchain, a principal causa do ataque foi o uso de apenas uma pool pelo oráculo para obtenção de preço, então este preço foi manipulado e, devido a outras condições do oráculo, o ataque foi realizado.

Semana difícil

Além da Vee, outros dois protocolos também foram atacado esta semana, a pNetwork, um protocolo de interoperabilidade entre blockchains, perdeu cerca de 63 milhões de reais, 277 BTC, na BSC devido a uma falha explorada pelo atacante.

O ataque ocorreu neste final de semana e a equipe anunciou em suas redes sociais que estava trabalhando para corrigir o bug. Além disso, a pNetwork também ofereceu 1,5 milhão de dólares (R$8 mi) ao hacker caso ele devolvesse o montante roubado.

“Ao hacker. […] Estamos oferecendo uma recompensa limpa de $1.500.000 se os fundos forem devolvidos.

Encontrar vulnerabilidades faz parte do jogo, infelizmente, mas todos nós queremos que o ecossistema DeFi continue crescendo, devolver fundos é um passo nessa direção”

Por fim, o outro ataque ocorreu há dez dias e o alvo foi a Zabu Finance, outro protocolo que, assim como a Vee Finance, trabalha na Avalanche. Dentre os três, foi o que menos sofreu perdas: cerca de 17 milhões de reais em tokens Zabu.

Basicamente o ataque consistiu em fazer e retirar stacking de um token no protocolo, todavia a Zabu não descontava as taxas, permitindo que o atacante sacasse mais do que depositou, o ataque foi repetido múltiplas vezes.

Setor de DeFi é o principal alvo de ataques

Embora ao longo da história das exchanges, os ataques tenham sido, em sua maioria, a exchanges centralizadas, o crescimento do uso de protocolos de DeFi fez com que eles se tornassem o principal alvo de hackers.

Apenas neste ano, mais de 1 bilhão de reais foram roubados destes projetos, segundo a Atlas VPN 76% dos ataques ocorreram em projetos de DeFi durante o primeiro semestre deste 2021.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias