Com o metaverso ganhando certa atenção por parte do público, cada vez mais aparecem diferentes serviços e soluções no mundo digital que é um dos principais produtos da Web3, mas como fica a segurança? Bom, os Emirados Árabes Unidos têm a resposta para isso, sendo o primeiro país a colocar a sua força policial no metaverso.
A polícia de regiões do Emirados Árabes Unidos está começando a expandir a sua atuação para além do plano físico. Assim, a polícia antecipou a tendência de crimes acontecerem no metaverso e criou a primeira agência policial a fornecer seus serviços aos clientes através da tecnologia de realidade aumentada.
A fonte da notícia é justamente um tweet feito pela autoridade policial mostrando parte das operações no metaverso.
“A Ajman Police é a primeira agência policial a fornecer seus serviços aos clientes por meio da tecnologia metaverso.”
شرطة عجمان أول جهة شرطية تقدم خدماتها للمتعاملين عبر تقنية ميتافيرس pic.twitter.com/xVa6UblXBe
— ajmanpoliceghq (@ajmanpoliceghq) October 16, 2022
Durante a Gitex Technology Week, que aconteceu no Dubai World Trade Center, o Comando Geral da Polícia de Ajman (um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos) informou o lançamento do “Sponsorship Request”, um serviço inteligente que permite que o público se comunique com a polícia remotamente através de seus avatares no metaverso.
A ideia, obviamente, não é combater o crime no mundo virtual, mas sim usar o metaverso como mais uma forma das vítimas contatarem a polícia. O Comandante Geral da Polícia de Ajman, Mohammed Abdullah Abu Shehab, disse que a força está buscando se beneficiar da tecnologia no campo de policiamento.
Outras regiões também querem começar a atuar no metaverso
O Comando Geral da Polícia de Dubai anunciou o lançamento da nova versão de seu aplicativo inteligente durante o evento Gitex Global 2022, que inclui um conjunto premium de 70 serviços desenvolvidos usando as mais recentes linguagens de programação e inteligência artificial.
Vale lembrar que Dubai informou que pretende se tornar uma cidade do metaverso até 2030. O governo de Dubai estava trabalhando para trazer seus escritórios para o mundo virtual, o objetivo é prestar assistência aos cidadãos para os procedimentos governamentais diretamente de um ambiente virtual.
Assim, os dois planos podem se unir no futuro e tornar Dubai uma cidade cada vez mais presente no metaverso.
Isso pode ser interessante para mostrar mais casos de uso da tecnologia, nem que seja a de resolver problemas do dia a dia sem precisar ir pegar fila ou ir pessoalmente a um escritório, ou até mesmo uma delegacia de polícia.