Após quase R$ 300 bilhões evaporarem com o colapso da criptomoeda Terra (LUNA) e sua stablecoin, a TerraUSD (UST), muitos ainda esperam por respostas. Como ação, a polícia da Coreia do Sul realizou uma operação de busca e apreensão na casa de Daniel Shin, co-fundador da Terra.
Além disso, oito empresas afiliadas da Terraform Labs, bem como em sete exchanges sul-coreanas, incluindo a famosa UpBit, também foram alvos da operação.
Devido ao tamanho de seu colapso, gigantes que estavam posicionadas em LUNA e UST acabaram em ruínas. Como exemplo, podemos citar a Three Arrows Capital, fundo de investimento que deve o equivalente a R$ 15 bilhões a seus credores.
Autoridades buscam por indícios de fraude
Mesmo que muitos acreditem que a Terra (LUNA) não passasse de um péssimo projeto, outros lesados por este colapso acreditam que seus fundadores, Do Know e Daniel Shin, devem ser responsabilizados pelas perdas.
Por conta disso, autoridades sul-coreanas efetuaram uma operação de busca e apreensão em mais de 15 empresas. Destas, oito são empresas ligadas à Terraform Labs e outras sete são exchanges locais, incluindo a gigante UpBit.
O intuito da investigação é apurar, através de registros de transações e outros materiais, se os acusados cometeram algum tipo de golpe durante o desenvolvimento do projeto. Entretanto, a polícia local não revelou mais detalhes sobre a investigação em andamento.
Como destaque, tanto a casa de Daniel Shin, co-fundador da LUNA, quanto o escritório de sua empresa, a Chai Corp, foram alvos da ação policial. Já Do Kwon, conhecido por ser um falastrão, agora está bem quieto em suas redes sociais.
TerraUSD, a stablecoin algorítmica
Funcionando sem ter 100% de lastro, a stablecoin TerraUSD (UST) chegou a alcançar uma capitalização de mercado de 95 bilhões de reais em maio deste ano, atraindo investidores graças a um retorno anual que parecia bom demais para ser verdade.
Contudo, após ser pressionada pelo mercado perdeu a marca de 1 dólar por token, fazendo a equipe responsável vender todas suas reservas, incluindo 80.000 BTC, para recuperar seu valor.
Entretanto, a briga foi em vão e, por consequência de sua engenharia, a Terra (LUNA) também despencou após um caso de hiperinflação. Mais tarde, a moeda foi transformada em duas, Terra (LUNA) e Terra Classic (LUNC), ambas ainda em forte declínio.
Embora algumas pessoas acreditem que Do Kwon e Daniel Shin possam ter embolsado parte destas reservas da UST, as autoridades sul-coreanas não informaram o que estão procurando nas buscas realizadas nesta semana.