A polícia bolivariana na Venezuela recebeu um chamado em um galpão que estava liberando produtos que prejudicavam o meio ambiente, mas ao invadir o local, máquinas mineradoras de Bitcoin foram encontradas.
Vale o destaque que na Venezuela a atividade de mineração não é proibida, desde que o minerador tenha uma liberação prévia da Sunacrip, divisão do governo local focada em regulamentar o mercado de criptomoedas.
Com uma inflação brutal, a população acabou conhecendo o mercado de criptomoedas e entrou nessa realidade, para fugir do dinheiro emitido pelo país, que praticamente não tem mais valor no mercado.
Uma das atividades que a população venezuelana acabou se interessando foi a mineração, visto que no país o custo da energia não é alto como em outros locais.
Após receber chamado em ‘galpão poluidor’, polícia encontra mineradoras de Bitcoin
Na última quarta-feira (18), a polícia bolivariana foi chamada para investigar um galpão que estaria poluindo o meio ambiente. Os donos desse local processavam ilegalmente produtos para os estados líquidos, gasosos e sólidos, com descartes irregulares de substâncias.
De acordo com o portal local de notícias de Barquisimeto, o caso aconteceu na cidade mais populosa do estado de Lara, no oeste da Venezuela. O comissário da polícia antidrogas afirmou que as atividades degradam muito o meio ambiente.
“Ao realizar tarefas inerentes ao serviço, pudemos perceber que em um estabelecimento que funciona como galpão, a empresa processa o referido material e possui saídas ambientais como sólidos, líquidos e gasosos sem posse do Registro de Atividades Capazes de Degradando o Meio Ambiente (RACDA)”.
O crime poderá ser enquadrado no Código Penal e Ambiental da legislação da Venezuela e segue sob investigação ainda.
Entre os materiais que acabaram apreendidos pela polícia estavam 52 mil quilos de polietileno, material que permite a criação de vários produtos, como caixas plásticas, pallets, entre outros.
Além disso, uma empilhadeira da marca Toyota foi apreendida, quatro veículos pickup Ford modelo F-150, 1 Volkswagen Beetle azul e mais um caminhão modelo Ford Cargo.
Entre os eletrônicos, a polícia bolivariana acabou encontrando 28 máquinas de mineração de Bitcoin, da marca Bitmain, que estavam sem autorização de funcionamento no local sendo apreendidas também. Um celular Galaxy A01 também foi apreendido na ação.
Vale notar que em caso de apreensão de equipamentos de mineração de criptomoedas, estes são encaminhados para a Sunacrip. Nos últimos meses, várias operações policiais na Venezuela acabaram sendo realizadas, principalmente quando os investigadores detectam um aumento no consumo de energia em residências e empresas.
Apesar do foco dessa ação não ter sido as máquinas de Bitcoin, essa não é a primeira vez que a polícia visita um galpão e encontra tais equipamentos. No Reino Unido, por exemplo, recentemente uma batida para encerrar um galpão de produção de maconha acabou se revelando uma fazenda de minerar criptomoedas, chamando atenção das autoridades.