As eleições para a Câmara dos Representantes na Holanda acontecerão na próxima quarta-feira (17), e em meio a diversos candidatos, existe um diferente que quer conquistar uma cadeira.
Robert Valentine, de 36 anos, é líder do Partido Libertário (LP) e começou a espalhar outdoors na Holanda com uma foto sua com olhos a laser e um slogan em apoio ao Bitcoin:
“Bitcoin é o futuro!”
Je zou toch maar met je hoofd op een paar billboards staan van 13 bij 10 meter. #Verkiezingen2021 #TK2021 #bitcoin #stemLP pic.twitter.com/GQcqa8Uy1e
— Robert Valentine (@ValentineRW) March 14, 2021
Olhos a laser
Os olhos com laser é um meme que foi criado pela comunidade de Bitcoin que tem objetivo de transmitir que a pessoa está “fazendo uma carga de energia”.
Pense em quando os olhos de um personagem brilham em um filme, eles estão carregando energia para em seguida disparar, certo?
No caso do Bitcoin, a ideia é que seus entusiastas acreditam em um preço alvo e estão carregando até chegar lá, neste caso, o preço alvo é 100 mil dólares. Um valor que a maioria dos especialistas e investidores acreditam até o final do ano.
O candidato da Holanda, portanto, é um desses entusiastas que resolveu apostar no meme em sua campanha eleitoral.
Partido Libertário
Os holandeses com direito a voto podem escolher a cada 4 anos quem os representa na Câmara dos Representantes, que juntamente com o Senado, formam o parlamento holandês (referido como Estados Gerais na Constituição).
A Câmara dos Representantes é composta por 150 membros, sendo as principais tarefas dos eleitos fiscalizar o governo e fazer novas leis.
Após a eleição para a Câmara dos Deputados, os partidos políticos negociam a formação de uma coalizão que tenha o apoio da maioria na Câmara dos Deputados.
Robert Valentine, o candidato pró Bitcoin, é presidente do Partido Libertário (LP), que existe desde 1993, mas não havia participado ativamente do jogo político até 2017 devido à sua natureza anarquista.
Mas agora eles pretendem fazer de forma diferente. “Muitas vezes sou acusado dentro do partido de que é uma pena que um líder de partido libertário trabalhe para o governo. Mas se você quiser mudar algo, acho que é melhor fazer de dentro.”, disse ele em uma entrevista à Vice.
O LP é conhecido por não gostar de política. Eles preferem ter o mínimo possível de envolvimento com política. A razão pela qual o partido está trabalhando nisso agora, segundo eles, é para garantir para o futuro que as próximas gerações tenham menos política possível.
O LP diz promover a liberdade para todos na Holanda. Eles fazem isso, entre outras coisas, lutando por “um mundo livre, no qual ninguém seja forçado a sacrificar sua vida e propriedade em benefício de outros“.
Os libertários acreditam que as pessoas podem resolver os problemas da vida umas com as outras e que só sofrem com um governo intrometido.
Na visão do libertarianismo, os papéis principais são reservados ao livre mercado e às iniciativas sociais. A única coisa para a qual um governo é bom – dizem eles – é garantir um mercado justo, intervindo quando alguém tenta trapacear com violência.
Portanto: “governo mínimo, privatize tudo, deixe o mercado se virar” e “imposto é roubo.”