Os políticos no Japão podem receber doações em criptomoedas. No país, não existe limite para doações envolvendo criptomoedas como Bitcoin, por exemplo. Além disso, os políticos japoneses não precisam divulgar a quantidade de doações em criptomoedas para as autoridades.
O Japão é considerado um dos países com maior abertura para o mercado de criptomoedas. Além de uma regulação própria, o país conta com um elevado número de usuários de criptomoedas. Com a determinação, os japoneses poderão doar criptomoedas para financiar a campanha de seus candidatos às eleições no país.
Políticos não precisam informarcriptomoedas recebidas
Políticos no Japão não precisam informar as autoridades o quanto receberam de criptomoedas nas doações. De acordo com Sanae Takaichi, doações deste tipo não são enquadradas na legislação japonesa sobre o financiamento de campanhas políticas.
Takaichi é Ministra de Assuntos Internos e Comunicação do Japão. A ministra explicou sobre o processo de financiamento através de uma coletiva de imprensa, segundo Crypto.IQ. No comunicado, a ministra afirma que as criptomoedas doadas aos políticos não podem ser sujeitas a Lei de Controle de Fundos Políticos do país.
“Os ativos criptográficos não se enquadram em nenhuma das regulamentações”.
Como doações com criptomoedas não estão sujeitas a uma legislação específica no Japão, também não existe nenhum tipo de proibição relacionada a este tipo de doação. Ou seja, os parlamentares poderão receber criptomoedas livremente sem a necessidade de uma lei que garanta essa prática.
Corrupção no Japão não é preocupante
O Japão é considerado um dos países com menor índice de corrupção do mundo. Não ter limites para doações em criptomoedas para políticos japoneses pode não ser um problema para o país. Com um baixo índice de corrupção, o país não vê problemas em doações com criptomoedas para os parlamentares.
Esse pensamento seria talvez bem diferente no Brasil, onde não existe nenhum tipo de legislação que ampare doações para políticos em criptomoedas. Muito além disso, no Brasil até o financiamento público de campanhas políticas é proibido pela justiça.
A proibição aconteceu após o cometimento de vários crimes envolvendo a lavagem de dinheiro e o financiamento ilícito de campanhas. Sendo assim, no Brasil doações para políticos com criptomoedas deveriam ser estritamente acompanhadas, caso fossem aprovadas. Por outro lado parece que este não é um problema para o Japão, onde os políticos podem receber doações com qualquer quantia em criptomoedas.