O Domingo Espetacular conversou com investidores de um possível esquema que operava com a imagem das criptomoedas em Niterói e detectou que o prejuízo pode superar os R$ 100 milhões.
A empresa em questão é chamada Alpha Consultoria, que atuava no mercado local prometendo rendimentos fixos aos investidores. Muitos que acreditam no esquema, inclusive, eram antigos conhecidos dos líderes.
Vale lembrar que promessas de rendimentos fixas no mercado não costumam ter um final feliz, principalmente quando associadas a um ativo volátil como o Bitcoin.
Possível esquema, Alpha Consultoria usava a imagem das criptomoedas para recrutar investidores em Niterói
O Estado do Rio de Janeiro vive um de seus piores momentos com a criação de pirâmides financeiras associadas ao Bitcoin neste ano de 2021.
Em Cabo Frio e toda a Região dos Lagos, por exemplo, cerca de 30 empresas são investigadas pelas autoridades, com prisões já tendo sido feitas contra líderes desses esquemas.
Contudo, em Niterói, cidade vizinha a capital Rio de Janeiro, um possível esquema de pirâmide com a imagem das criptomoedas também pode ter sido realizado.
Chamada Alpha Consultoria, a empresa era comandada por dois líderes. Suspeita-se que haja um terceiro líder, sendo essa uma mulher.
No último domingo (28), a reportagem do Domingo Espetacular revelou o golpe investigado pela Polícia Civil (PC-RJ). Segundo o delegado, buscas e apreensões já foram realizadas nas casas dos suspeitos e um farto material foi colhido nesses endereços. Carros de luxo já foram apreendidos pelas autoridades, que seguem investigando o caso.
Os dois chegaram a ter sua prisão pedida pela polícia, mas a justiça não concordou. Suspeita-se que mais de R$ 100 milhões tenha sido arrecadado pelos líderes, que viviam uma vida de luxo.
Investi porque conhecia um dos líderes há 15 anos
Para captar clientes, a negociação de valores no mercado de criptomoedas era a desculpa dos líderes da Alpha Consultoria. Para isso, eram oferecidos rendimentos de 30% ao mês, que poderiam ser ainda maiores caso o mercado de criptomoedas “ajudasse”.
Segundo um relato de uma investidora, ela investiu na Alpha Consultoria porque conhecia um dos líderes há 15 anos. Sua mãe também acreditou no negócio, vendendo todas as suas casas para aportar no possível esquema que deixa um rastro milionário de prejuízo.
Contudo, agora elas estão sem dinheiro e podem até ser despejadas da casa onde moram, após serem alvo desse suposto esquema de Niterói.
Pelo Reclame Aqui, um dos investidores chama o golpe de pirâmide financeira, afirmando que a empresa já estava captando em todo território nacional. Atualmente, grupos com investidores lesados se reúnem para procurar seus direitos.
O delegado Ricardo Barbosa da PC-RJ, que conversou com o Domingo Espetacular, lembrou que ofertas com rendimentos fixos e altos devem ser evitadas. Investidores também devem procurar conhecer se a empresa tem registros no Brasil para suas operações, como na CVM, por exemplo, para se protegerem.