Presidente da SEC volta a falar sobre regulação das criptomoedas: “maioria é valor mobiliário”

Gensler notou que milhares de tokens são suportados por sites, contas em redes sociais e empreendedores, deixando a entender que esse é um dos critérios utilizados pela Comissão para avaliar o que é um valor mobiliário.

Em texto preparatório publicado na manhã desta terça-feira (18), o presidente da SEC, Gary Gensler, comentou sobre diversos temas do mercado, incluindo fundos, a chegada da Inteligência Artificial e, claro, criptomoedas.

Como destaque, Gensler voltou a afirmar que, independente da tecnologia usada, a SEC estará fiscalizando ativos mobiliários.

“Nada sobre os mercados de criptomoedas é incompatível com as leis de valores mobiliários.”

Sua fala acontece um dia após a Comissão de Valores Mobiliários americana processar a corretora Bittrex. Na oportunidade, a SEC também listou seis criptomoedas como títulos mobiliários: OMG Network (OMG), Dash (DASH), Algorand (ALGO), Monolith (TKN), Naga (NGC) e, por fim, a IHT Real State Protocol (IHT).

Corretoras de criptomoedas precisarão se registrar com a SEC

Apontando que “a maioria das criptomoedas são valores mobiliários”, Gensler nota que corretoras que estão negociando tais ativos precisarão se registrar com a Comissão.

Além da Bittrex, recentemente a SEC também esteve atrás de diversas outras corretoras, incluindo Kraken e Coinbase, duas gigantes da indústria.

No entanto, agora a Comissão também está interessada em regular o mercado de DeFi. Em documento publicado na sexta-feira (14), é notado que tais protocolos oferecem o mesmo serviço de corretoras, ou seja, não devem estar longe do alcance da lei apenas por conta de sua nomenclatura.

Voltando as criptomoedas, Gensler afirma que a maioria dos projetos possuem sites, contas oficiais em redes sociais e também empreendedores envolvidos.

“O público geralmente está contando com os esforços de outros humanos por trás desses tokens para gerar lucros em seus investimentos.”

Finalizando, o presidente da SEC mostrou-se preocupado com a segurança dos investidores, notando que estes devem estar protegidos contra manipulação, front-running e outras fraudes.

Nem todos concordam com a posição de Gary Gensler

Hester Peirce, comissionária da SEC, mostrou-se incomodada com as recentes atitudes da Comissão. Em nota publicada na sexta-feira (14), definiu a situação como sinônimo de “estagnação, centralização, expatriação e extinção”.

Já os congressistas americanos Tom Emmer e French Hill foram ainda mais duros em carta enviada nesta terça-feira (18).

“A abordagem da SEC sobre a regulamentação das criptomoedas tem sido inaceitável.”

Como destaque, Emmer aponta que a Comissão tem sido inconsistente em suas decisões. Afinal, mesmo após aprovar ETF de futuros de Bitcoin, a SEC continua rejeitando pedidos de um ETF à vista.

Por fim, nem todos estão aprovando as decisões de Gensler. No entanto, é difícil imaginar que o presidente da SEC não tenha o apoio de outros grandes nomes da política.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias