Coinbase e SEC entram em batalha onde “apenas um sairá vivo”

Em nota publicada em seu blog oficial nesta quarta-feira (22), a Coinbase informou seus clientes e investidores que a SEC havia lhe enviado uma “notificação de Wells”. Ou seja, a Comissão de Valores Mobiliários americana está prestes a processar a maior corretora de criptomoedas dos EUA.

“Pedimos à SEC regras sobre criptomoedas que fossem razoáveis para os americanos. Em vez disso, recebemos ameaças legais”, aponta o título da nota da Coinbase.

O aviso da SEC estaria relacionado a diversos serviços oferecidos pela Coinbase, como sua carteira (Coinbase Wallet), investimentos em staking (Coinbase Earn) e seu foco em clientes institucionais (Coinbase Prime).

Além disso, algumas criptomoedas listadas na corretora americana também estariam violando leis de valores mobiliários. No entanto, a Coinbase mostrou-se indignada com o alerta.

“Pedimos à SEC especificamente para identificar quais ativos em nossas plataformas eles acreditam que podem ser valores mobiliários, e eles se recusaram a fazer isso.”

Quanto ao serviço de staking, algo pelo qual a Kraken — uma de suas maiores concorrentes — já foi processada, a Coinbase afirma que seus “serviços de staking não são valores mobiliários sob nenhum padrão legal”.

Coinbase lutará contra a SEC, mas pode acabar morta

O processo mais famoso da SEC sobre setor das criptomoedas envolve a Ripple (XRP), no entanto, o caso da Coinbase pode se tornar ainda maior, mais longo e problemático.

Segundo a mídia americana, a briga entre a SEC e a Coinbase está caminhando para se tornar uma “partida mortal”. Ou seja, ou a Coinbase sairá dos EUA, ou Gary Gensler, presidente da SEC, abandonará seu cargo.

“Isso está se preparando para ser uma luta até a morte”, apontou Jeff John Roberts, da revista Fortune. “Em outras palavras, e é difícil ver como ambos, Gensler e Coinbase, podem sair vivos.”

A Fortune coloca a culpa em ambos. Enquanto Brian Armstrong, fundador da Coinbase, zombou da SEC no passado, a Comissão também teria ignorado todas as tentativas de diálogo tanto desta quanto de outras corretoras.

As “apostas” dessa briga estão abertas na Nasdaq e a Coinbase parece ser o azarão. Apesar de estarem se recuperando, as ações da corretora abriram esta quinta-feira (23) com queda de 20%.

ações da corretora Coinbase
Ações da Coinbase em forte queda após a corretora receber aviso da SEC.

Em relação ao seu IPO, realizado em abril de 2021, os papéis da Coinbase já despencaram 84,2%, mas isso tem mais ligação com a queda das criptomoedas do que com a SEC.

Ordens de cima?

Além da SEC, outras agências governamentais americanas estão pressionando a indústria de criptomoedas. Como exemplo, os três maiores bancos ligados ao setor foram fechados neste mês pelo Fed e FDIC.

Já a Casa Branca reservou um capítulo inteiro para as criptomoedas em seu mais recente relatório anual. Como esperado, o espaço não foi usado para homenageá-las, mas sim atacá-las.

Portanto, tanto a SEC quanto outras agências podem estar sendo pressionadas a pressionar. Ou seja, encurralar o setor de criptomoedas por todos os lados, até ele colapsar. Como solução, algumas empresas já estão migrando para outros países.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias