No último domingo (22), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, fez algumas declarações sobre o grupo de pessoas que se opõem a lei do Bitcoin no país. De acordo com Bukele, a oposição está enganada e ficará como “mentirosa”.
Recentemente manifestantes saíram as ruas dizendo que a adoção do Bitcoin será um erro catastrófico devido a volatilidade do ativo e a suposta ligação do bitcoin com crimes. No entanto, a adoção da criptomoeda no país segue avançando.
“A oposição estupida sempre joga xadrez de um passo. Eles apostaram tudo para colocar medo na população sobre a Lei Bitcoin e pode ser que consigam algo, mas só até o dia 7 de setembro. Uma vez em vigor, as pessoas enxergarão os benefícios, vão ficar como mentirosos e perderão o dobro”.
La oposición torpe siempre juega ajedrez de un paso.
Han apostado todo a meterle miedo a la población sobre la #LeyBitcoin y puede que logren algo, pero solo hasta el 7 de septiembre.
Una vez en vigencia, la gente verá los beneficios, quedarán como mentirosos y perderán doble😉
— Nayib Bukele (@nayibbukele) August 23, 2021
Lei do Bitcoin
No dia 7 de setembro a Lei Bitcoin entrará em vigor no país, segundo informou o presidente as pessoas poderão receber pagamentos em bitcoin ou dólares por meio da carteira Chivo. O uso não será obrigatório e as pessoas que baixarem o aplicativo receberão US$ 30 em bitcoin.
Com a carteira Chivo as pessoas poderão aceitar pagamentos em bitcoin ou em dólares, as transações poderão ser feitas sem taxas para terceiros.
Os salvadorenhos que moram no exterior poderão enviar dinheiro instantaneamente a familiares em El Salvador, a transação poderá ser feita em bitcoin ou dólar
“Se não quiser, sempre pode ir pegar fila no Western Union e pagar taxas. Não tem problema”, afirmou Nayib.
200 caixas eletrônicos de bitcoin
Todos os bitcoins recebidos na carteira poderão ser convertidos em dólares automaticamente, os usuários poderão deixar as moedas na carteira eletrônica ou fazer saques em dólares em qualquer um dos caixas eletrônicos que serão instalados em vários pontos do país.
Os “Pontos Chivo” estão sendo construídos em vários locais, onde os usuários poderão receber treinamento de como utilizar o aplicativo, como funciona o bitcoin e fazer transações, como saques e depósitos.
As pessoas também aprenderão como utilizar os caixas eletrônicos para receber dinheiro de qualquer parte do mundo, tudo sem custos, segundo o presidente do país.
Os caixas Chivo estarão localizados em todas as partes do pais e as pessoas poderão retirar dinheiro em qualquer hora do dia sem taxas. Os caixas entrarão em funcionamento a partir do dia 7 de setembro.
“Nosso povo paga US$ 400 milhões por ano em comissões por remessas, só essa economia será um benefício enorme para nós, ao menos para quem queira”, afirmou Nayib Bukele.
A utilização do Bitcoin como meio de pagamento em El Salvador não será obrigatória, e os benefícios ditos pelo presidente serão uma opção pra quem quiser usa-lo.