A comunidade brasileira conhecerá em breve a história da moeda digital no país através da visão dos maiores e mais antigos nomes do mercado, que participaram da produção do filme documentário Bitcoin Brasil.
“O processo de criação do Bitcoin Brasil começou de forma bastante orgânica, quase que como “predeterminismo”, a partir de uma convergência de interesses e visões. Como cineasta de carreira e também investidor entusiasta do Bitcoin, encontrei em “Ação Humana”, anos atrás, do Ludwig von Mises, uma base teórica e filosófica que ajudou a consolidar minha percepção sobre o papel revolucionário do ativo. Quando me reuni com os investidores do projeto, todos desesperados por um registro sobre o Bitcoin no Brasil, ficou claro que estávamos alinhados — havia um entendimento comum sobre a importância de captar essa transformação em curso, não apenas do ponto de vista técnico, mas também social, cultural e humano“, disse Rodrigo Reinhardt ao Livecoins. Fundador da Reinhardt Filmes, ele é quem dirige a obra tão aguardada por entusiastas do mercado.
“Desde o início, deixei claro que minha proposta não era fazer um documentário cibernético, com muitas animações ou recursos gráficos explicativos. Esses já existem em abundância. Quis seguir na direção oposta: um filme construído a partir do “gargalo”, centrado nas vozes dos entrevistados, nas experiências reais, nas visões e, principalmente, nos elementos humanos que permeiam essa relação com o Bitcoin“, disse o cineasta.
Com produção do primeiro filme sobre bitcoin no Brasil há quase um ano, cineasta focou em abordagem humana
O documentário inédito sobre a história do Bitcoin explora a origem da moeda digital. Com uma abordagem humanizada, Rodrigo explica que os contornos aparentemente contraditórios se complementam.
“Meu foco sempre foi dar espaço ao pensamento, à escuta, ao relato, sempre mantendo o rigor didático. Porém, sem perder a direção, e como curiosidade, também aceitei certas contradições ou elementos paradoxais, ou substâncias que parecem ser discordantes, mas se complementam, no final. O filme é humano. Ademais, tão importante quanto falar sobre Bitcoin, talvez até mais, seria a explicação do porquê dele. Portanto, o filme falará muito sobre o sistema financeiro em si. Ele é a causa por trás de tudo“, destacou Reinhardt.
As filmagens estão em fase final de organização para o lançamento. O cineasta lembra que trabalha há quase um ano no projeto. Buscando qualidade superior ele filmou em resolução 8K.
“A produção levou cerca de um ano. Busquei tratar o projeto com o mesmo rigor técnico e artístico que aplico a qualquer obra cinematográfica. Trabalhamos com resolução 8K, utilizamos as melhores casas de pós-produção de São Paulo e montamos uma equipe formada por chefes de departamento com ampla experiência no audiovisual brasileiro. Filmamos com os maiores expoentes do Bitcoin no Brasil, como Renato 38, Fernando Ulrich, Diego Kolling, fora especialistas em outros segmentos de mercado, os quais representam papéis centrais em nossa cultura. Hoje e no futuro“, seguiu explicando.
Veja quem são os nomes que participam da obra e assista o primeiro teaser
Os nomes confirmados incluem Renato Amoedo (38.), Fernando Ulrich, Diego Kolling, Márcio Gandra, Fausto Botelho, João Canhada, Paulo Kogos, Fernando Roxo, Gêmeos Investem, Alan Schramm, Alexandre Costa e Casal Bitcoin.
O documentário adquire relevância em um momento crucial da história nacional, com regulações brasileiras avançando nos últimos anos. Para o diretor do Bitcoin Brasil, a obra chega de forma densa e técnica.
“Acredito que conseguimos entregar uma obra à altura da importância do tema. Um filme denso, técnico, direto e necessário. Às vezes, poético. Creio eu. O registro definitivo sobre o Bitcoin em solo nacional, que respeita tanto a complexidade do assunto quanto a inteligência do espectador“, completa.
Sobre a produtora do filme
Fundada em 2017 por Rodrigo Reinhardt, a Reinhardt Filmes é uma produtora audiovisual sediada em São Paulo, com atuação consolidada no mercado nacional.
Há quase uma década, seus projetos são exibidos nas principais plataformas digitais, canais de televisão e serviços de streaming.
A produção divulgará a data de lançamento em breve. Por fim, os leitores podem acompanhar mais informações no site oficial do projeto.