A ViaBTC, uma das maiores pools de mineração do mundo, foi a responsável pela mineração do bloco do halving na última sexta-feira (19). Devido a isso, ela recebeu o primeiro satoshi da nova era do Bitcoin e decidiu leiloar essa unidade rara.
O leilão está sendo realizado na corretora CoinEx. Restando menos de dois dias para o término do evento, o maior lance já está em 2,5 bitcoins. Isso significa que estão pagando R$ 860.000 por apenas 0,00000001 BTC, mas é possível que esse valor aumente muito.
Isso porque parte da comunidade começou a caçar satoshis raros em suas carteiras desde a chegada dos Ordinals. Além de frações de Bitcoin ligadas a famosa compra de duas pizzas por 10.000 bitcoins por Laszlo Hanyecz, colecionadores também procuram os primeiros satoshis de cada bloco e até mesmo moedas ligadas ao criador do Bitcoin.
No caso do primeiro satoshi do halving, essa unidade é uma das mais raras do mercado. Afinal, existem apenas 4 desses satoshis em circulação, um para cada halving. Em termos de raridade, só fica para trás do primeiro satoshi minerado, que continua intocável após 15 anos.
CoinEx organiza leilão de um dos satoshis mais raros do Bitcoin
Coleções de notas e moedas raras existem em qualquer lugar do mundo. No caso do Bitcoin, isso não poderia ser diferente. Seus primeiros colecionáveis foram físicos e hoje algumas dessas moedas já estão na casa dos milhões.
Independente disso, a última tendência é a coleção puramente digital de bitcoins, abandonando conceitos ultrapassados de dinheiro.
“O leilão para o Sat 1.968.750.000.000.000 — 1 de apenas 4 sats épicos existentes no ecossistema do Bitcoin — começou! A ViaBTC será nosso parceiro exclusivo para leiloar este sat épico. Todos os usuários da CoinEx estão convidados a participar deste evento histórico.”
(🧵) The auction for Sat 1,968,750,000,000,000 — 1 of only 4 epic sats in the #Bitcoin eco—is now LIVE! 🎉@ViaBTC'll exclusively partner w/us to to auction off this epic sat. All CoinEx users are invited to take part in this historic event.
Auction💵: https://t.co/7qZ41oTNLI pic.twitter.com/5ASvABIOHb
— CoinEx Global (@coinexcom) April 22, 2024
Dado que essa é uma tendência nova, é difícil imaginar como será esse mercado no futuro. Mesmo assim, a escassez é um dos pilares do Bitcoin e por conta disso o primeiro satoshi do 4º halving já está valendo 250 milhões de vezes mais que seu valor de face, equivalente a míseros R$ 0,0034.
No total, esse 0,00000001 BTC já recebeu 12 lances nas últimas 24 horas. Restando pouco menos de 2 dias para o encerramento do leilão, é possível que o lance vencedor seja ainda mais alto. Os lances podem ser feitos em uma página especial da CoinEx.