Em meio ao crescimento dos esquemas de pirâmides financeiras no Brasil, novamente usando a imagem das criptomoedas para aplicar golpes em investidores, o Primo Rico alertou para o caso envolvendo os jogadores do Palmeiras.
Supostamente convencidos por William Bigode a investir na Xland Holding, Gustavo Scarpa, Mayke e Weverton estão entre as possíveis vítimas do esquema que prometia lucros de 5% ao mês.
Contudo, a empresa não libera saques desde 2022 e culpa a falência da corretora de criptomoedas FTX pelos problemas.
De acordo com Primo Rico, em seu mais novo vídeo, as pessoas devem se atentar para não caírem no mesmo golpe que Scarpa, considerado um dos melhores jogadores do Brasileirão 2022.
“Golpes financeiros atiçam a ganância dos investidores”, diz Primo Rico em alerta após Scarpa cair em esquema envolvendo criptomoedas
As pessoas constroem suas vidas e buscam realizar sonhos com muitas dificuldades, embora alguns “atalhos para a riqueza” surjam como opções promissoras no meio do caminho.
Para o especialista em finanças, Thiago Nigro, muitas pessoas se preocupam com suas carreiras, mas acabam negligenciando a educação financeira. Assim, gastam seu dinheiro com luxúria ou buscam soluções rápidas de ganhar dinheiro.
Conhecido como “Primo”, Thiago diz que é lamentável ver tais situações, mas que é real a situação de pessoas que sucumbem a ganância.
De acordo com ele, as pessoas perdem dinheiro por dois motivos: ignorância ou arrogância. Isso porque, muitos não possuem a compreensão financeira necessária para lidar com as finanças modernas, tomando decisões irracionais. Além disso, a arrogância envolve a busca de riscos financeiros excessivos e impulsivos.
Pirâmides financeiras agem na dopamina do ser humano
O Primo Rico lembrou que as pirâmides financeiras oferecem recompensas rápidas e fáceis, agindo diretamente na dopamina das pessoas. Contudo, o esquema Ponzi não é nada novo no mundo, desde que inventado pelo italiano Charles Ponzi.
Tais esquemas ainda pedem que os investidores recrutem novos membros para obter maiores ganhos, entre outros pontos em que investidores devem se atentar.
Thiago Nigro lembrou que as pirâmides financeiras tentam minimizar riscos e até ofertar supostas garantias, seja em ouro, pedras preciosas ou criptomoedas.
Para o especialista, as pessoas buscam sempre o caminho mais fácil para investir, momento que arriscam perder dinheiro no mercado. Por fim, o Primo declarou que quem caiu em golpes não deve ter vergonha, mas devem aprender com seus erros para evitar serem vítimas novamente.
Vale lembrar que o próprio Primo Rico é um investidor de criptomoedas publicamente, e sócio de uma corretora do mercado. Segundo ele, novos investidores que não entendem o mercado devem procurar empresas sérias para começar a rentabilizar seu patrimônio com segurança.