Péter Szilágyi, mantenedor do principal cliente do Ethereum, o Geth, afirmou que ele está a um merge da migração para Proof-of-Stake. Portanto, embora não tenha data definida, isso pode acontecer em breve.
Apesar de o Ethereum usar Proof-of-Work, assim como o Bitcoin, desde seu lançamento, seu criador, Vitalik Buterin, sempre se mostrou adverso a tal algoritmo. Todavia, o Ethereum está rodando com ele há 7 anos, sem nenhum problema.
“Eu não acredito no Proof-of-Work!”
I don't believe in proof of work!
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 25, 2018
Anos de espera do Proof-of-Stake
O amor de Vitalik Buterin pelo Proof-of-Stake começa em 2013, antes mesmo da criação do Ethereum. Entretanto, devido à complexidade e foco na segurança, tal blockchain utiliza Proof-of-Work desde seu lançamento, em 2015.
Sete anos depois, a migração pode estar mais perto do que parece. Segundo o mantenedor do Go Ethereum (Geth), principal cliente do Ethereum, o pull request (PR) já está pronto e agora basta passar pelo processo de testes.
“Embora não seja realmente visível do lado de fora, a base de código do go-ethereum (Geth) está a um grande PR de estar pronto para o merge. E esse PR em si também está feito, só precisa de testes.”
Although not really visible from the outside, the go-ethereum codebase is one major PR away from being ready for the merge. And that PR itself is also done, "just needs tests" ™. #golang #Ethereum
— Péter Szilágyi (karalabe.eth) (@peter_szilagyi) February 3, 2022
Tal migração é o atual plano para resolver a questão da escalabilidade da rede, hoje inutilizável para transações de baixo valor devido as suas altas taxas. Entretanto, alguns especialistas estão questionando se tal migração não faria com que os EUA considerassem o ETH como uma security.
Já do lado dos mineradores, estes perderão sua receita com a atividade, precisando migrar para outras moedas com menor rentabilidade. Boa notícia para os gamers que encontrarão placas de vídeo mais baratas a venda devido a menor demanda.
Atualização pode demorar mais
Em atualização sobre os trabalhos da migração, Vitalik Buterin publicou um diagrama em dezembro do ano passado. Nele é possível ver que ainda há muito trabalho a ser feito.
Happy birthday beacon chain!
Here's an updated roadmap diagram for where Ethereum protocol development is at and what's coming in what order.
(I'm sure this is missing a lot, as all diagrams are, but it covers a lot of the important stuff!) pic.twitter.com/puWP7hwDlx
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 2, 2021
Portanto, tal migração ainda segue sem data e nem sequer uma estimava de quando será feita, mesmo com a afirmação entusiasmada de Szilágyi.
Por fim, além dos mineradores, outras moedas que fazem concorrência ao Ethereum, quando o assunto são contratos inteligentes, podem ser as mais afetadas. Contudo, é preciso que o Ethereum mantenha a segurança e operabilidade que possui hoje.