Professor da Unicamp diz que Bitcoin é um esquema Ponzi e uma fraude

Professor de Computação de uma das principais faculdades brasileiras acredita que moeda digital não passa de uma fraude.

Siga no
Bitcoin em um checkbox riscado
Bitcoin riscado

Um professor de computação da Unicamp definiu o Bitcoin como um esquema Ponzi em texto recente. Ao longo dos últimos anos o professor tem lutado contra a adoção do Bitcoin no Brasil e no mundo.

De acordo com Jorge Stolfi, o Bitcoin é perigoso e apenas os mineradores lucram com a atividade. Dessa forma, ele explicou em um breve artigo recente, usando cinco pontos, que o Bitcoin é uma fraude nos investimentos.

Os chamados esquemas Ponzi são fraudes que se caracterizam por lesar investidores em todo o mundo. Também chamadas de pirâmides financeiras, são responsáveis por criar promessas de investimentos irreais.

Apesar disso, o preço do Bitcoin não segue uma lógica, fruto de oferta e demanda. Mesmo assim, para o professor, as pessoas só tem interesse em comprar barato para vender caro.

Professor de computação da Unicamp definiu Bitcoin como um esquema Ponzi

Desde 2014, de fato, o professor de computação da Unicamp, Jorge Stolfi, fala sobre o Bitcoin. Em sua página institucional, inclusive, ele destaca o Bitcoin como um de seus “interesses públicos”.

Em 2016, por exemplo, Jorge enviou uma mensagem para a CVM dos Estados Unidos, a SEC, alertando contra os riscos de uma eventual aprovação de ETF de Bitcoin. Na sua visão, a moeda não é um bem, devendo ser regulada como título.

Além disso, consta em sua página uma palestra dada em 2017, quando Jorge falou que o Bitcoin é bom tecnicamente. No entanto, ele afirmou que o Bitcoin “sobrevive por razões erradas“.

Ao ingressar em 2021, Jorge continua com sua saga contra o Bitcoin, escrevendo um texto sobre o assunto. Contudo, seu interesse pelo Bitcoin o leva a acreditar que a moeda é um esquema Ponzi.

Em artigo publicado no dia 2 de janeiro, intitulado “Bitcoin is a Ponzi” (Bitcoin é um Ponzi), Stolfi levantou os motivos da sua crença. De acordo com ele, as pessoas só investem em Bitcoin porque esperam por grandes lucros.

Em sua visão, nem a recente adoção institucional, de grandes empresas, favorecem o Bitcoin. Segundo Jorge, esse movimento é feito por gestores com ciência de que o Bitcoin é um Ponzi. Ou seja, eles irão vender quando acharem o momento oportuno, o que seria normal em esquemas Ponzi.

Bitcoin não precisa estar associado a empresa para ser um Ponzi, afirmou doutor

Comum em esquemas Ponzi é a criação de empresas de investimentos. Contudo, o Bitcoin não é associado a nenhuma empresa ou governo para funcionar. Nem isso convence o professor doutor em computação da Unicamp, que afirmou que o Bitcoin é um Ponzi.

Como a comunidade brasileira tem criticado sua fala, o professor afirmou que as pessoas usam sempre os mesmos argumentos para criticá-lo. Entre os mais comuns, Jorge afirmou que as pessoas costumam dizer para ele se divertir permanecendo pobre. Outros apontam a idade de Jorge como justificativa para ele criticar o Bitcoin.

Apesar da fala do professor, é comum em esquemas Ponzi o oferecimento de rendimentos fixos. Alguns esquemas oferecem rendimentos de 5% ao dia, ou ao mês. No entanto, o preço do Bitcoin é feito pelo mercado, sendo que nesta segunda-feira (4), registra uma queda de 13% nas últimas 24 horas.

De acordo com um investidor bilionário e famoso no mercado financeiro, Paul Tudor Jones, o Bitcoin é um mecanismo contra a inflação. Dessa forma, o ativo seria equivalente ao ouro, o que justificaria sua grande adoção hoje. Essa opinião, é claro, é contrária ao que acredita o professor da Unicamp, que insiste que o Bitcoin é um Ponzi.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Bitcoin é uma grande bolha”, diz pesquisa do Bank of America

Apesar de muitos entusiastas de criptomoedas argumentarem que o Bitcoin já provou, além de qualquer dúvida razoável, que não é uma bolha, muitos gestores...

Binance anuncia listagem de ações da Coinbase

A Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos EUA, vai se tornar uma empresa de capital aberto nesta quarta-feira (14), sendo listada na Nasdaq,...

Com IPO da Coinbase, Bitcoin bate novo recorde e supera R$ 375 mil

O preço da criptomoeda mais famosa do mundo bateu um novo recorde na manhã desta quarta-feira (14). Enquanto o mundo aguardava a primeira IPO...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias