O tão esperado projeto de lei Bitcoin do Paraguai será apresentado para o Congresso local na próxima quarta-feira (14), de acordo com o parlamentar autor da proposta.
A América Latina vive um momento de destaque no mundo após El Salvador ser o primeiro país a legalizar o Bitcoin como uma moeda de curso legal.
Ao ver a ação do país, parlamentares de outros países demonstraram apoio público a tecnologia, principalmente o Paraguai. Apesar dos elogios, poucos afirmaram publicamente que seguirão os passos de El Salvador em seus respectivos países.
Projeto de Lei Bitcoin no Paraguai será apresentado na próxima quarta
O deputado paraguaio Carlitos Rejala havia prometido que em julho seu país receberia um projeto de lei semelhante ao aprovado em El Salvador. A promessa chamou atenção da comunidade do Bitcoin, que estava aguardando um próximo movimento em algum país sul-americano.
De acordo com o deputado em uma publicação em seu Twitter, o grande dia chegou, e será na próxima quarta (14).
O deputado afirmou que se uniu com um senador para criar as novas regras, prometendo que o mundo verá algo gigante saindo do Paraguai com a novidade.
“Eu estou aqui para unir o Paraguai, é por isso que decidimos com o senador Fernando Silva Facetti apresentar juntos a lei bitcoin na quarta-feira, 14 de julho!
Fique ligado, pois, haverá uma mega surpresa para o Paraguai e para o mundo. Algo GIGANTE está chegando #Bitcoin #btc”
I am here to unite Paraguay 🇵🇾, that is why we decided with Senator @FSilvaFacetti to present together the bill #bitcoin on Wednesday, July 14!
Stay tuned since there will be a mega surprise for Paraguay and the world. Something GIANT is coming 🌍#Bitcoin #btc— Carlitos Rejala (@carlitosrejala) July 9, 2021
O que o deputado já falou publicamente sobre o assunto e deve ser esperado no projeto de lei?
O projeto de lei Bitcoin no Paraguai é esperado desde que Carlitos viu surgir essa mudança de regras em um país vizinho. No último mês então, várias empresas já começaram a aceitar criptomoedas como meio de pagamento, mostrando que a adoção em massa no país pode ser facilmente ampliada com uma regra nacional.
Outro detalhe que chama atenção é a mineração de Bitcoin, que poderia encontrar mais um território amigável. Banida da China, alguns mineradores poderiam migrar para o Paraguai e até utilizar a energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, que faz divisa com o Brasil.
Esse deverá ser um ponto que pode constar no aguardado projeto de lei. Mesmo assim, nem todos acreditam que o Bitcoin será legalizado no Paraguai tão facilmente assim.
Segundo um especialista em criptomoedas do país, os bancos não estão interessados nessa mudança e possuem força no governo local. Além disso, a lei ainda não estaria clara para a população local, que tem uma moeda nacional com baixa inflação e é uma das mais antigas da América do Sul.
De qualquer forma, o projeto já ganhou uma data de apresentação, devendo ser avaliado pelo congresso nacional em breve.
O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, comentou o assunto e disse que o Bitcoin é uma esperança para o Paraguai.
#Bitcoin is hope for Paraguay. 🇵🇾 https://t.co/30T4Xh694D
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) July 9, 2021