Proton lança carteira de bitcoin que permite transferências via e-mail

Novidade divulgada pela empresa de privacidade da internet mostra suporte contínuo ao bitcoin pela Proton, que já aceitou doações no passado.

Em um comunicado ao mercado nesta quarta-feira (24), a Proton, empresa de privacidade e segurança, apresentou a Proton Wallet, uma carteira com autocustódia de bitcoin que, além de ser fácil de usar, promete dar aos usuários controle total sobre os ativos digitais.

Com a Proton Wallet, a Proton pretende facilitar para as pessoas começarem a usar bitcoins e adotarem uma forma de pagamento fora do controle das instituições centralizadas.

A Proton sempre buscou colocar os usuários no controle de suas vidas digitais ao disponibilizar tecnologias avançadas de privacidade para todos. Foi isso que ela fez com os e-mails quando incorporou criptografia de ponta a ponta no Proton Mail.

Agora a empresa afirmar que está derrubando as barreiras dos bitcoins, deixando as carteiras de autocustódia mais acessíveis para iniciantes.

Nova carteira de bitcoin da Proton permite transações via e-mail

A Proton apoia o bitcoin há muito tempo, lembra a empresa que no início aceitava pagamentos e doações em BTC e, depois de ter seus fundos iniciais de crowdfunding congelados temporariamente pelo PayPal, quase levando a empresa à falência, aprendeu a importância da liberdade financeira.

Além disso, a Proton também já divulgou uma política de tesouraria de bitcoins e confirmou que mantém bitcoins como parte das reservas financeiras. Entretanto, com o lançamento do Proton Wallet, a empresa está dando um passo importante rumo à proteção da liberdade financeira dos usuários.

O Proton Wallet está em acesso antecipado e foi liberado para usuários no plano Visionary da Proton, que voltou a ser disponibilizado por tempo limitado. Os usuários do Visionary com acesso antecipado ao Proton Wallet podem também convidar dez amigos para participar.

Além disso, há uma lista de espera aberta ao público geral. No lançamento, o Proton Wallet aceitará apenas bitcoin, porém, no futuro, poderá aceitar outras moedas, incluindo moedas fiduciárias, dependendo dos comentários dos usuários.

Sobre o Bitcoin via e-mail, se o remetente e o destinatário tiverem um Proton Wallet, apenas o endereço de e-mail do destinatário será suficiente para enviar bitcoins, mesmo que não seja do Proton Mail.

Em meio ao lançamento, Andy Yen, fundador e CEO da Proton, disse em comunicado enviado ao Livecoins sobre a novidade fácil de utilização.

“Ao permitir que nós e toda a comunidade da Proton adotemos mais facilmente formas de pagamento que não sejam controladas por instituições centralizadas, blindamos melhor a Proton contra os riscos apresentados pelo sistema financeiro tradicional. O valor do bitcoin para a sociedade tem sido prejudicado pela dificuldade de fazer transações e por preocupações de segurança. Projetamos o Proton Wallet para abordar especificamente ambos aspectos. A capacidade do Proton Wallet de ser compatível com o Bitcoin via e-mail tornou as transações em bitcoins tão fáceis de usar quando o PayPal, enquanto mantém a natureza descentralizada e sem custódia do bitcoin.”

Entenda mais sobre a carteira da Proton

O recurso Bitcoin via e-mail é a solução para o problema crítico de compartilhamento e verificação de endereços da rede.

Os usuários não precisam mais gerar manualmente um novo endereço de bitcoin, difícil de memorizar e compartilhar, para fazer a transação de modo privado. Isso porque, agora basta um endereço de e-mail para enviar e receber bitcoins com segurança.

Dingchao Lu, diretor do Proton Wallet, disse que a empresa aprendeu em 2014 uma lição dura, quando teve suas contas congeladas pelo PayPal.

“A Proton sentiu na pele os riscos do setor financeiro tradicional. Em 2014, o PayPal congelou temporariamente nossos ativos e quase acabou com a Proton mesmo antes dela começar. Desde então, sempre pensamos nisso, e com o lançamento do Proton Wallet, queremos reduzir a dependência mundial nas instituições financeiras centralizadas. Ao deixar os usuários no controle de suas próprias chaves de criptografia e de seus ativos digitais, proporcionamos liberdade financeira e damos mais privacidade e segurança a milhões de pessoas no mundo todo.”

A Proton ocupa uma posição única entre os provedores de carteiras. Vale lembrar que ela não é uma empresa de criptomoedas, jamais emitiu uma criptomoeda, não negocia nem especula em criptomoedas e não é uma plataforma de câmbio.

O serviço da Proton também não visa ao lucro, tendo como principal acionista a Proton Foundation, entidade sem fins lucrativos cuja missão é manter a privacidade e a liberdade on-line. Em comunicado ao mercado, a empresa também declarou que quem quiser comprar bitcoin utilizando a nova carteira terá acesso a uma integração, disponível em 150 países.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias