Putin revela planos do BRICS e cobra ação de Dilma Rousseff

Vladimir Putin cobrou agilidade do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como o Banco do BRICS, o qual Dilma Rousseff ocupa a posição de presidente desde março de 2023.

Membros do BRICS estão se reunindo na cidade de Kazan, na Rússia, para participar da 16ª reunião do grupo que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro. A expectativa é que pautas econômicas sejam uma prioridade.

Às vésperas do evento, Vladimir Putin, presidente da Rússia, comentou sobre a criação de um sistema de pagamento e de uma moeda comum dos países participantes.

Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os cinco principais países do grupo, é esperado que 32 governos marquem presença, incluindo nomes que desejam entrar na aliança.

Presidente da Rússia fala sobre sistema de pagamentos e moeda comum do BRICS

Criado em 2009, a proposta do BRICS era fortalecer os laços econômicos dos países participantes. Segundo dados do Statista, o produto interno bruto do BRICS ultrapassou o PIB do G7 em 2018 e desde então essa diferença só tem aumentado.

PIB do BRICS vs G7. Fonte: Statista.
PIB do BRICS vs G7. Fonte: Statista.

Dado que a Rússia está em guerra com a Ucrânia e tem enfrentado diversas sanções dos EUA e da União Europeia, seus líderes têm apresentado diversas propostas para driblar esses embargos. Isso inclui, por exemplo, o uso de criptomoedas no comércio internacional.

Em preparação para a reunião do BRICS, Vladimir Putin comentou sobre a criação de um sistema de pagamentos alternativo ao SWIFT. Suas falas foram registradas pelo TAAS na última sexta-feira (18).

“A troca de informações financeiras entre bancos centrais. Uma alternativa ao SWIFT, apoiando as liquidações internacionais.”

“Como já mencionei, estamos considerando a possibilidade de usar instrumentos eletrônicos”, continuou Putin. “[Há uma] necessidade e esse trabalho está em andamento — estabelecer relações entre bancos centrais e garantir a troca confiável de informações financeiras que seja independente desses instrumentos internacionais de troca de informações financeiras que introduzem certas restrições por motivos políticos e violam os princípios da economia global.”

Nos últimos dias também foi apresentado o BRICS Pay, aproveitando-se da reunião para ganhar tração em seu início.

Outro ponto comentado pelo presidente russo foi a criação de uma moeda comum do BRICS. No entanto, as falas de Putin mostram que o grupo ainda está longe de chegar a um consenso sobre o tema.

“Quanto à moeda comum do BRICS, não consideramos essa questão no momento; ela não está madura. Devemos ter muito cuidado; precisamos agir gradualmente, sem pressa a esse respeito.”

No passado, rumores apontavam que a aliança estava querendo lançar uma moeda lastreada em ouro. Mais recentemente, fontes apontaram para a criação de uma stablecoin lastreadas em uma cesta de moedas dos países do grupo.

Putin cobra Dilma Rousseff, presidente do Banco do BRICS

Também na sexta-feira (18), Vladimir Putin cobrou agilidade do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como o Banco do BRICS, o qual Dilma Rousseff ocupa a posição de presidente desde março de 2023.

“Criamos o banco liderado pela Sra. [Dilma] Rousseff. Muitas coisas ainda precisam ser feitas lá. Há uma necessidade de trabalhar no capital, a necessidade de aumentar o capital”, disse Putin.

“Precisamos falar sobre a criação de uma plataforma de seguros relevante, uma pool de moedas de reserva. Todas essas coisas devem ser gradualmente fortalecidas. Esses devem ser realmente instrumentos funcionais e não declarações.”

Fotos mostram que a ex-presidente do Brasil já está na Rússia e participará do evento. Enquanto isso, o presidente Lula cancelou sua viagem devido a problemas de saúde.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias