E aí que te falaram que o Bitcoin e as criptomoedas são transparentes e podem ser auditados, e a ferramenta para isso é justamente o tema que trouxe aqui, conheça os melhores Block Explorer utilizados e saiba como tirar informações dos mesmos.
Primeiramente vou ao conceito e alguns fundamentos, se já sabe pode rolar abaixo, senão fique aqui para aprender a parte inicial.
O que é um Block Explorer?
Como o próprio nome diz é um explorador de blocos, que permite a todos os interessados acompanhar as transações realizadas nas redes das criptomoedas. Para isso, são desenvolvidos ambientes que se conectam nas redes e apresentam as informações dos blocos.
Você pode verificar saldos de endereços Bitcoin através das chaves públicas dos usuários, ver as transações recentes, e muito mais. É dessa forma que a Blockchain fica mais transparente aos usuários do mundo todo. Muitos chamam essas ferramentas de mecanismos de buscas.
Você pode pesquisar em um block explorer por alguns itens, que são normalmente:
- Ao inserir um hash de transação bitcoin você vê os detalhes da mesma
- Ver histórico de transações de um endereço, e também o saldo do mesmo através de uma chave pública
- o número de um bloco que deseja explorar as transações do mesmo, inclusive o bloco gênesis pode ser auditado.
O detalhe é que cada blockchain possui os seus próprios exploradores, no caso vamos explorar os do Bitcoin a seguir.
Quais os melhores Block Explorer do Bitcoin?
Vamos então a lista dos melhores Block Explorer a seguir, para que você se divirta ao investigar as transações do Bitcoin, com a cautela de que sempre garanta que a sua segurança esteja em primeiro lugar sempre, na dúvida utilize um navegador Tor para este trabalho.
1 – Block Explorer
Ao acessar o mesmo, o usuário terá a opção de pesquisar pelo critério que preferir, com o adicional de escolher entre a Blockchain do Bitcoin Core, Bitcoin Cash e até Zcash.
O mesmo é um projeto open-source, com suporte aos idiomas Inglês, Alemão, Japonês e Espanhol.
2 – Blockchain.Info
Muitas pessoas já conhecem esse site de maneira fácil pelo nome do mesmo, ou ainda por existir uma Wallet neste website, mas o mesmo também possui a interface de Block Explorer aos usuários. É um dos mais utilizados no mundo.
O mesmo só da suporte em criptomoedas ao Bitcoin, e a mais de 20 moedas fiat, além de possuir mais de 20 idiomas em sua base.
3 – BlockCypher
Este ambiente permite a exploração de Btcoin, Bitcoin Testnet, Litecoin, Dogecoin e Dash, o que o torna bastante procurado para quem deseja opções de outras criptos também.
Possui o seu código aberto, e além disso possui diferenciais aos seus usuários, como sugestão de taxas de transação em várias prioridades e previsão de confirmação, o que faz com que seja uma ferramenta útil a iniciantes também.
4 – BTC.com
O mesmo possui várias informações interessantes aos usuários, além de dar suporte ao idioma Português também.
Nele é possível ver detalhes de transações, taxas de rede, pools de mineração que validaram o bloco e muito mais.
5 – BLOCKTRAIL
Não possui uma interface tão boa quanto os demais, mas também é uma ótima opção para Bitcoin e Bitcoin Cash.
A vantagem do mesmo porém é na hora de realizar inspeções e estudos em endereços Bitcoin, pois além de permitir exportar todo o histórico de transações para um arquivo .CSV, ele ainda dá detalhes ricos sobre endereços.
Conclusão
De todos os citados acima, é bom que você guarde em seu favoritos essa coleção para que tenha opção a tempo e hora quando necessário.
É fundamental aprender a auditar a Blockchain da criptomoeda que acompanha, seja Bitcoin ou outra mais.
Aguarde que em breve terei mais um capítulo deste assunto, fique ligado no Livecoins!