Para um analista que tem acompanhado o mercado de criptomoedas, a queda do bitcoin ainda deverá se manter no mês de setembro. Em sua visão, isso se deve a um movimento pré-halving, em que correções nestes meses são comuns.
A fala publicada pelo analista Benjamin Cowen, empreendedor do mercado de criptomoedas, mostra que o mês de agosto também deve fechar com queda.
De acordo com apuração do Livecoins, a teoria está correta sobre a queda nos meses nos últimos ciclos de halving do bitcoin. O halving de 2020, por exemplo, viu o preço do bitcoin cair entre agosto e setembro de 2019, em -4,84% e -13,65% respectivamente.
Antes deste, o halving de 2016 também viu desvalorização do bitcoin em 2015, mas apenas no mês de agosto (-19,12%), visto que em setembro daquele ano o BTC reagiu (2,82%).
“É oficial”, diz analista que acredita em queda do bitcoin pelo menos até setembro de 2023
No final de julho de 2023, Cowen havia declarado que é comum ver a queda do bitcoin entre os meses de agosto e setembro, período que ainda não passou. Ou seja, não está claro se a “profecia” ainda acertará sua previsão caótica.
De qualquer forma, o especialista acredita que a correção no preço do bitcoin é um movimento importante. Isso porque, o analista acredita que “o objetivo dessa correção é eliminar o máximo possível de golpes e saques antes do halving“.
No último dia 20 de agosto, ele reforçou que sua teoria se tornou oficial com a manutenção do mercado de baixa do bitcoin. Em Real brasileiro, o Bitcoin segue custando R$ 129,7 mil, com uma desvalorização de 8,8% só em agosto.
“É oficial. Assim como em todos os ciclos anteriores, o Bitcoin caiu abaixo de seu BMSB em agosto/setembro do ano anterior ao halving, o que também coincidiu com uma queda no SPX (quase 5% este mês). Muitos aqui tentam complicar demais as coisas, mas os anos anteriores ao halving trazem tanto touros quanto ursos.”
It is official.
Just like in every prior cycle, #Bitcoin dropped below its BMSB in Aug/Sep of its pre-halving year, which also coincided to a drop in #SPX (down almost 5% this month).
Many on here try to overcomplicate things, but pre-halving years get both bulls and bears rekt https://t.co/Apxx1twr7f pic.twitter.com/Degj2c8nV1
— Benjamin Cowen (@intocryptoverse) August 21, 2023
Veja os preços em Dólar do Bitcoin em anos anteriores aos últimos halvings
O preço em Dólar do bitcoin tem um histórico de alta volatilidade, ou seja, não existem padrões muito bem definidos.
Prova disso é o comportamento mensal do bitcoin nos meses de anos anteriores aos halvings. O Livecoins obteve dados no Investing sobre as cotações em Dólar do bitcoin em 2015 e 2019, que comprovam a dificuldade de se afirmar corretamente o que ocorrerá até o mês de dezembro de 2023.
Isso porque, enquanto o ano de 2015 viu o Bitcoin fechar o ciclo com forte alta no mercado, em 2019 a cotação passou por maus momentos.
Em 2024, o Bitcoin passará pelo seu quarto halving da história, que diminuirá ainda mais a oferta diária da moeda digital nos próximos anos.