Um endereço identificado como parte de um golpe acaba de receber 2,042 bitcoins. Isso quer dizer que algum infeliz caiu em um golpe e perdeu 32 mil dólares, ou R$ 174.809,60 na conversão.
O endereço (bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59) faz parte de um golpe de malware que faz vítimas desde maio de 2019 e já conseguiu roubar pelo menos $ 1 milhão, de acordo com dados da blockchain.
🚔 A payment of 2.042 #BTC (32,876 USD) was just made to a confirmed Malware scam!
ℹ️ The receiving address is used by the Electrum malwarehttps://t.co/0mEz08N5kF
— Whale Alert (@whale_alert) November 13, 2020
De acordo com diversos relatos de vitimas do golpe, um malware instalado no computador altera a carteira de destino no momento que a vitima tenta transferir os bitcoins. Ou seja, quando a vítima tem o computador infectado, assim que ela copia um endereço de bitcoin o malware altera ainda na área de transferência, portanto, quando a vitima cola o endereço achando que está enviando fundos para o local correto, o valor é enviado para os criadores do malware.
Por isso é sempre recomendado que se confira todos os caracteres do endereço de Bitcoin antes de confirmar uma transação. Não existe estorno em transações com a moeda digital, não é possível reverter uma transação.
O endereço também foi notado em carteiras Electrum falsas, o dono do endereço criou sites parecidos com a carteira oficial e promoveu na internet, levando usuários ao erro.
Usuários que baixaram a carteira falsa acreditando que se tratava da oficial acabaram enviando bitcoins para o golpista por trás do endereço.
Para enganar as vítimas, os golpistas enviam e-mails com falsas atualizações e até mesmo promovem o site falso no Google.
“Caros amigos, eu transferi uma quantia da minha carteira Electrum para Electrum 4.0.O relatório diz que o destino é bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59. Mas esse não é o alvo que eu pretendia!” Diz uma das vítimas na internet para logo em seguida ouvir a dura verdade:
“Não existe uma versão 4 da Electrum. Infelizmente você baixou uma carteira falsa e seus bitcoins agora estão na posse do hacker.”