Receita americana contrata consultores para ajudar rastrear criptomoedas

A declaração de trabalho publicada mostra que a entidade fiscal está cada vez mais entendendo como funciona o criptomercado e como os dados para verificar informações da declaração de imposto de renda podem ser obtidos.

A IRS, a Receita Federal dos EUA tem demonstrado preocupação em como as criptomoedas podem ser usadas para sonegar impostos nos últimos anos. A entidade financeira continua avançando na sua tentativa de cobrar impostos de transações com ativos digitais, dessa vez, contratando consultores que podem ajudar a “quebrar o esquema” de sonegação de impostos com criptomoedas.

No dia 12 de Maio, a IRS publicou uma declaração de trabalho, pendido por ajuda de consultores independentes em formas de conseguir rastrear e fiscalizar non-compliance através de criptomoedas, mais especificamente o não pagamento de taxas e impostos.

Como informado pela Forbes, a IRS está buscando ajuda de empresas ligadas a tecnologia e que possuam softwares ligados à impostos e criptomoedas. A ideia é conseguir determinar melhor os supostos ganhos com criptomoedas para calcular melhor os impostos na declaração de renda.

De acordo com o documento, o processo inclui o uso de software para obter dados de transações através de exchanges, chaves de API, carteiras e da própria blockchain de forma sistemática. Com esses dados, o “fisco” dos EUA teria como determinar com exatidão como estão sendo as movimentações de certos indivíduos e suas criptomoedas.

O artigo da Forbes apontou que o serviço provavelmente vai comparar as informações declaradas pelas pessoas no imposto de renda com os dados obtidos através desses softwares de consultores.

Qualquer discrepância faria com que o IRS investigasse mais a fundo a situação. Basicamente, isso criaria um novo pente fino nas declarações de renda para os traders de criptomoedas.

O documento divulgado pela IRS também afirma que o procedimento englobaria traders de todos os tipos.

“As transações dos contribuintes podem ser relativamente simples, ou em algumas instâncias, elas podem ter centenas de milhares de transações de ativos digitais em um ano.”

Impacto para os investidores do criptomercado

Blockchain vai ajudar auditores da Receita Federal
No Brasil, a Receita Federal exige que sejam declarados ganhos com criptomoedas.

Não é de agora que as entidades fiscais de todo o mundo estão atrás dos “impostos das criptomoedas”, tentando taxar onde for possível as transações. Claro, isso não agrada nem um pouco os que acreditam na natureza libertária das criptomoedas, principalmente quando é a liberdade do peso do estado.

A declaração de trabalho publicada mostra que a entidade fiscal está cada vez mais entendendo como funciona o criptomercado e como os dados para verificar informações da declaração de imposto de renda podem ser obtidos.

Com isso, eles estão um passo mais próximo de utilizar tecnologias para englobar de forma completa as criptomoedas no escopo dos impostos pagos ao estado.

Esse não é um evento isolado, já que basicamente todos os países do G20 estão de acordo com normativas para dificultar qualquer tipo de invasão de impostos através de criptomoedas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias