Nesta segunda-feira (29), a maior corretora do mundo anunciou que a rede Binance Smart Chain para passar por uma atualização na próxima terça-feira (30).
Essa atualização será por meio de um hard fork, chamado Bruno, e levará a versão da rede para a 1.1.15.
“A Binance Smart Chain deverá passar por uma atualização programada de hard fork na altura do bloco de 13.082.000. A velocidade de geração de bloco atual prevê que isso ocorra por volta de 30 de novembro às 08:00 UTC.”
Considerando o horário anunciado, este evento deverá começar no Brasil na madrugada, entre 4 e 5 horas da manhã provavelmente. Assim, é importante entender o que pode acontecer e se preparar para este evento.
O que é a atualização Bruno da rede Binance Smart Chain (BSC)?
A rede Binance Smart Chain se tornou uma das maiores concorrentes da Ethereum, Cardano, Polkadot, entre outras mais, no quesito contratos inteligentes e aplicações descentralizadas.
Com milhões de usuários diários, a rede passou a processar muitas transações, o que acabou sobrecarregando a estrutura atual. Assim, há algumas falhas na BSC que atrasam a sincronização de nodes.
“Esse crescimento inesperado testou os limites da rede e reconhecemos que existem desafios na sincronização completa de nós.”
Segundo uma explicação da Binance, a atualização Bruno chega para melhorar esses problemas, garantindo uma sincronização com os nodes até 60% mais rápida.
Outros bugs encontrados poderão ser corrigidos com a atualização que espera garantir uma maior descentralização a rede BSC.
O que fazer durante o hark fork? Serão criados novos tokens?
Durante um processo de hard fork, é possível que novos tokens sejam criados quando não há um consenso de rede. Um dos maiores exemplos é o Bitcoin Cash (BCH), criado em 2017 por divergências na comunidade Bitcoin.
Contudo, no caso da atualização da BSC não serão criados tokens. Contudo, durante a atualização é importante não utilizar a rede para realizar transações, visto que ela pode ficar instável.
Dessa forma, a corretora Binance já anunciou nesta segunda que irá suspender todos os saques e depósitos pela rede BSC durante a aplicação do novo hard fork Bruno. Essa é uma medida para proteger os recursos dos usuários de qualquer problema e é totalmente comum em casos de atualizações de rede.
Como a Binance Smart Chain também opera com corretoras descentralizadas, é importante que os próprios usuários interrompam suas negociações até que a rede esteja estável. Não está claro quanto tempo a Binance deverá manter os depósitos e saques suspensos, visto que essas atualizações podem demorar.